Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Parabéns, Pe Claudio Perters

Pe Claudio Peters, comemorou seu aniversario nesta quinta (28),onde os familiares vindos da cidade de Sao Ludgero e amigos cumprimentaram o aniversariante, que recebeu presentes simbolizando o carinho que muitos tem pelo amigo.

Pe Claudio: Nasceu no dia 28 de junho de 1969, em Bom Retiro, município de São Ludgero, estado de Santa Catarina, ao sul do Brasil.
Seus pais, Benedito Peters e Adelina Loch Peters, tiveram mais 10 filhos, totalizando onze, sendo o Pe. Claudio o mais novo. Família de origem alemã e muito católica.
Passou sua infãncia na roça ajudando na colheita do fumo, pois seu pai era agricultor.
Desde muito novo falava em ser padre. Ingressou na Congregação dos Filhos da Divina Providencia (Dom Orione), em Sideropolis(SC), no Instituto São Pio X, no ano de 1981, onde cursou a primeiro e segundo graus (1981-1987).
Foram sete ano muito importantes de sua vida, pois aí foi construída a base de sua formação religiosa juntamente com aquilo que seus pais lhe ensinaram.
Terminando o segundo grau, fez o pedido e foi aceito para fazer o noviciado em em 04 de janeiro de 1988 iniciou o mesmo em Cotia(SP) juntamente com outros 10 noviços.
Emitiu os primeiros votos religiosos em 05.01.1989, e, em janeiro do mesmo ano, foi para Porto Alegre(RS), onde fez o vestibular e passou. Cursou o primeiro ano de filosofia na FAFIMC em Viamão morando no Amparo Santa Cruz em Belém Velho, Porto Alegre.
Ao final do ano foi transferido para a PUCRS onde fez os outros dois anos e também foi morar na Paróquia Santa Teresa de Jesus onde teve sua primeira experiência pastoral jun to ao povo da Paróquia, especialmente com os coroinhas. 
Terminando a filosofia, no ano de 1992 foi trabalhar na formação e acompanhamento de seminaristas no Instituto Pio XII, em Quatro Barras(PR), onde permaneceu por dois anos, ate a final do ano de 1993, fazendo o tirocínio.
Neste período além de acompanhar os seminaristas, dava aulas de Ensino Religioso, educação artística e desenho geométrico na escola e era responsável pelos coroinhas da paróquia, além de ter uma turma de catequese.
Foram dois anos de forte experiência de trabalho e vivência da pobreza evangélica.
Em 1994 iniciou as seus Estudos Teológicos no Instituto Teológico São Paulo - ITESP, residindo em Cotia(SP).  
Em 1996 o provincial pediu que acompanhasse os seminaristas na casa amarela, terminando ai os seus estudos de teologia.
Neste período de estudo fez sua profissão perpetua no dia 15.08.1996 na Paróquia Nossa Senhora Achiropita em São Paulo e foi ordenado diácono no dia 09.03.1997 par Dom Francisco Manuel Vieira, bispo da diocese de Osasco, no Santuário Menino Jesus do Pequeno Cotolengo Dom Orione em Cotia(SP).
Durante a teologia desenvolveu seu trabalho pastoral nas 11 comunidades da Paróquia acompanhando os grupos de coroinhas.
E em 14.12.1997, recebe a sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Hilário Moser, bispo da diocese de Tubarão, na Igreja Matriz São Ludgero(SC).
De 1998 a 2002 desenvolve o seu trabalho como formador do Instituto Filosófico João Paulo II em Curitiba no Paraná, alé de acompanhar o Movimento Laical Orionita e ser vigário paroquial na Paróquia Santa Quitéria.
Neste período foi também diretor da comunidade religiosa por 3 anos e também conselheiro provincial responsável pela formação por dois anos e meio.
Em 2001 se coloca a disposição da congregação para desenvolver algum trabalho fora do Brasil, onde a congregação precisasse e assim em março de 2003 chega em Boston, para onde foi transferido para trabalhar junto aos imigrantes brasileiros e também compor a comunidade religiosa no Santuário Madonna Queen em East Boston. Aqui chegando, foi pedido pelo Apostolado Brasileiro que acompanhasse a Comunidade Católica Brasileira de Cambridge e ainda no mesmo ano também a Comunidade de Lynn.  
A partir  2004, com as mudanças  ocorridas na Arquidiocese de Boston,  a Comunidade Brasileira de East Boston foi transferida ao Santuário Madonna Queen. Organizou e acompanhou a comunidade até janeiro de 2010.
Ainda em Boston foi o Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica de língua portuguesa na Arquidiocese de Boston de 2006 a 2010.
Em março de 2010 vai Roma onde permanece por um ano estudando italiano além de fazer 2 cursos de preparação para a Missão na África prevista para 2011.
Mas os planos mudam e dia 13 de agosto de 2011 foi transferido para Siderópolis como Vigário Paroquial, ajudando diretamente o Pe. Vanderci na Paróquia e Morando na casa paroquial.