Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Diário de um formando do ginásio Dom Orione


PRIMEIRA TURMA A IR AO RIO DE JANEIRO.

DEZEMBRO DE 1970

- Sexta feira 11, de dezembro de 1970, tendo como motorista o Sr Arlindo Cesa, e coordenador da viagem o Padre Luiz Frison, como passeio de formatura do Ginásio, saímos de Siderópolis rumo ao Rio de Janeiro.

Nossa primeira parada foi em Paulo Lopes as 06h25 para um bom café e dali tocamos em frente até Florianópolis, onde fizemos um lanche. Deixamos a capital do estado, rumando ao norte, e passamos sobre a ponte do Rio Tijucas com uns pingos de chuva que não nos prejudicou em nada. O meu Mondaine marcava 08h20 quando paramos perto de Joinville para a primeira abastecida do ônibus. A próxima parada foi em São José dos Pinhais, já no Paraná as 12h15 para o almoço, e dalí fomos a Curitiba para ver se encontrávamos o Dilor que tinha compromissos por lá.

- Sábado dia 12, saímos de Curitiba as 04h00 e chegamos a São Paulo as 08h10. As 11h00 passamos por Taubaté e logo em seguida paramos para o almoço. Ainda nesse sábado chegamos ao destino, cidade do Rio de Janeiro. Nossa parada foi no Colégio da Divina Providência, na Rua Lopes Quinta, 274 esquina com Jardim Botânico. O colégio foi nossa hospedaria. No amanhecer, após o banho e fomos para a praça, aliás, saímos de casa, pois ali tudo era praça. Ficamos passeando até as pernas não aguentar mais e só então regressamos ao colégio quando já era noite.

- Domingo dia 13, levantamos cedo, fomos a missa na capela do Seminário, tomamos café e saímos rumo ao desconhecido afim de conhecer as belezas do Rio de Janeiro. A tarde fomos ao Maracanã assistir a final do Campeonato Roberto Gomes Pedrosa, num jogo onde o Fluminense venceu o Palmeiras por 1x0 com gol de Mickey. Na saída do Maracanã me perdi juntamente com outros colegas e só conseguimos chegar no Seminário as 11h00 da noite, mortos de cansados, e em cima da hora programada para fechamento do portão.

- Segunda feira dia 14, visitamos os principais pontos turísticos do Rio, e de barcaça fomos até Niterói no Estado do Rio de Janeiro visitar a Igreja de São Francisco, construída pelo Padre Anchieta. Almoçamos em Niterói e a tarde voltamos para Guanabara, mais precisamente para a cidade do Rio de Janeiro. A tarde fomos ao cinerama, aliás tentamos ir, mas não foi possível porque o filme era censura 18 anos. O dia foi cansativo, muita sola, ônibus, barca até que nos perdemos. Pegamos um taxi, mostramos o endereço para motorista que nos deixou no seminário. A noite fomos assistir o filme: Justiceiros do Mar.

- Terça feira dia 15 fomos visitar o Jardim Zoológico pela manhã, e a tarde, enquanto a maioria foi a praia, eu uns colegas fomos visitar o Cristo

Redentor no Morro do Corcovado. A noite estava programada uma visita ao planetário, mas eu estava muito cansado e acabei não indo.

- Quarta feira as 04h15 da manhã demos ADEUS ao Rio de Janeiro, e fomos em direção a São Paulo. No caminho paramos em Aparecida do Norte onde visitamos a basílica nova e a velha e, compramos algumaslembranças. O relógio marcava 02h25 quando chegamos em São Paulo.

- Quinta feira dia 17, partimos rumo a Santos passando pelo museu do Ipiranga. Chegamos a Santos na hora da fome e fomos direto almoçar. A tarde enquanto uns foram a praia, eu e uns colegas fomos ao porto onde visitamos um navio. No final da tarde tocamos em frente em direção a Registro. Nessa cidade só tinha japonês e uma mosquitada doida, para salvar tinha um chafariz com águas coloridas dançantes.

- Sexta feira dia 18, as 07h00 saímos de Registro rumo ao sul, fizemos uma parada para o café, e após só paramos numa cascata a beira da estrada para beber água. As 07H00 chegamos em Itajaí onde pernoitamos.

- Sábado dia 19 partimos de Itajaí rumo a Florianópolis onde almoçamos e fizemos um passeio pelas ruas centrais da capital. De Florianópolis rumamos ao sul e paramos em Cabeçuda para tomar um banho. De cabeçuda fizemos um pique direto para Siderópolis.

Mano Savi

(transcrito ipsis litteris do diário que encontrei no forro da casa da praia, 43 anos após a epopeia).