Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Árvore -simbolo do município de Siderópolis


Por Ronaldo David

A Secretaria municipal da Agricultura de Siderópolis está realizando campanha para a escolha da “ÁRVORE-SÍMBOLO” do município.  A população escolherá até dia 24 de agosto entre Ingá-feijão (IngamarginataWilld), Quaresmeira (Tibouchina granulosa Cgn) e Sibipuruna (Caesalpinia peltophoroides Benth). Uma delas será esta árvore-símbolo.
Por mais belas que sejam as espécies sugeridas, existem outras, no entorno de Mata Atlântica que pertence a Siderópolis, nas proximidades da Barragem e no Jordão Alto, e em vários locais do município com preservação da mata nativa, que poderiam perfeitamente estarem entre as espécies vegetais, municiando e aprimorando esta enquete e e posteriormente serem divulgadas ou plantadas em locais específicos do nosso município, como na Praça da Matriz, tais como:
1 - Euterpe edulis - o popular palmito-juçara;
2 - Nectandra membranacea - a canela-branca (belíssima e imponente);
3 - Hyeronima alchorneoides - o cajueiro-bravo ou lucurana;
4 - Cedrella fissilis - o cedro;
5 - Ficus luschnathiana - figuinho do mato ou figueira doce (extremamente bela e que pode atingir até 16 metros - há muito na região).
Estas opções poderiam perfeitamente estar entre as possíveis escolhidas, além de várias outras, ampliando o leque de discussões e o tempo de escolha, ao invés de acabar amanhã este prazo.

Afinal, é um símbolo importante e o tempo não pode ser premente para uma discussão mais ampla.