Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Fundação da Academia de Letras e Artes de Siderópolis


Em 14 de agosto de 2009, às 19 horas, no refeitório do Colégio Don Orione de Siderópolis, Santa Catarina, aconteceu uma reunião de pessoas ligadas à cultura e educação do município, além do vizinho Treviso. A convocação dos presentes partira de Ronaldo David, já membro de outras entidades culturais da região, que há muito já veiculava aos amigos literatos do município o desejo de fundar uma associação que defendesse o seu potencial cultural. 
Foram convidadas várias pessoas e que, presentes na ocasião, resolveram decretar, de forma provisória, a fundação da Academia de Letras e Artes de Siderópolis, que se tornaria efetiva com a eleição de uma diretoria provisória duas semanas depois, sendo eleita como presidente a escritora e educadora Maria Lurdete da Boita Bez Birolo, depois reeleita. 
A entidade tem marcado sua atuação em diversos setores da cultura dos dois municípios de Siderópolis e Treviso, com concursos literários de poemas, contos e crônicas, mais um específico de fotografias, além de exposição de artes plásticas e pesquisa sobre a história da colonização italiana e da extração do carvão na região. Mantém também ainda uma biblioteca que abrange a produção literária regional.
Seu patrono é o escritor Deonísio da Silva, de renome internacional, autor de quase 40 obras literárias, e que é nascido em Siderópolis. A entidade também reverencia, como prócer e paraninfo, o imortal Aldo Baldin, músico e tenor de renome também internacional, nascido em Vila Nesi, Treviso, e autor do hino de Siderópolis. Mesmo falecido precocemente, Aldo é cultuado como um dos maiores intérpretes de música clássica na Europa, sendo nome reverenciado em diversos festivais musicais.
A entidade tem participado de diversos movimentos culturais e educacionais da região, em Congressos Literários, em eventos cívicos, participou da pesquisa histórica que levou à fixação da data oficial do início da colonização da antiga Nova Belluno, em 18 de julho de 1891, e desta atividade muito se orgulha.