Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Montanhistas participam de encontro neste final de semana em Siderópolis


Siderópolis irá sediar de 16 a 18 de agosto, o 2º Encontro de Montanhistas do Refúgio Serrinha. Escalada em rocha, trilhas, cachoeiras, acampamento com fogão a lenha, banho de rio são algumas atividades do encontro. A expectativa é reunir 150 participantes durante os três dias do evento.
Filipe Ronchi, um dos escaladores e montanhista, o setor de escalada conta com vias novas e variantes alucinantes, predominando a escalada limpa, com equipamentos móveis e com fendas perfeitas exigindo muito dos escaladores. “Os escaladores encontrarão vias ainda sem repetições, vias em artificial que são um desafio para livrá-las, vias para conquistar”, comentou.
Para um dos organizadores do evento, Lindomar Vargas, o Sapo, a intenção é que o evento cresça a cada ano. “Todos os anos buscamos oferecer algo de novo aos apreciadores de montanhismo e escalada. Receberemos participantes de diversos lugares do Brasil e Siderópolis destaca-se pelas suas belezas naturais e os inúmeros atrativos que atualmente vem crescendo fortemente no ramo do Ecoturismo voltado para o Turismo de Aventura.. Tudo isso em meio a um ambiente de total preservação, sendo que 62% da Reserva Natural do Aguaí faz parte do municipio.”
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão, a intenção é atrair cada vez mais adeptos da pratica de montanhismo e escalada para o município. “Há poucos dias realizamos um seminário onde debatemos práticas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Siderópolis tem um grande potencial natural com inúmeros atrativos para desenvolver a modalidade. Vale ressaltar que para completar o turismo de aventura contamos também com a Barragem do Rio São Bento, o Caminho dos Tropeiros, o Santuário do Aguaí, a Costa mais bonita do Brasil e a maior pedra em arenito vertical no Morro da Mina. Nós, do Poder Público, estamos procurando ser parceiros dos praticantes da modalidade com infraestrutura das vias de acesso e sinalização para os visitantes que chegam a cidade.
O encontro será no refúgio de Montanha da Serrinha que fica dentro do Cânion da Serrinha, no interior do município. O local está situado entre a barragem do Rio São Bento e a Reserva Biológica do Aguaí, aproximadamente três quilômetros para dentro do cânion.