Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Prefeitura de Siderópolis lança programa para escolher a árvore símbolo do município

A Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente de Siderópolis lançou na última segunda-feira, 5, um programa de Arborização Urbana. O programa tem como objetivo além de difundir, valorizar a flora brasileira promover uma visão organizada da arborização urbana e, a importância da preservação ambiental, em especial da flora nativa. Na primeira etapa, será feita a escolha da árvore símbolo do município de Siderópolis através de votação. Na segunda etapa, o plantio da espécie símbolo em diversas localidades do município.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ronaldo Remor, foram sugeridas três espécies de árvores nativas para votação. “A comunidade poderá votar nas três espécies ou sugerir outra espécie de árvore que será avaliada pela comissão formada pelas seguintes entidades: Prefeitura Municipal, CIDASC e EPAGRI”, afirmou.
A engenheira ambiental da secretaria, Franciele Anselmo Ferreira, explicou os critérios utilizados para a escolha das três espécies que são: características das próprias árvores, dos locais a serem plantadas, técnicas de plantio, manutenção, podas, tolerância a poluentes e a baixas condições de aeração do solo. “Outro detalhe importante é a presença de odores, tempo de crescimento e de longevidade, tamanho e cor das flores e frutos, época e duração do florescimento e frutificação, entre outros”, finalizou.
As árvores que podem ser votadas como símbolo de Siderópolis é:
Ingá-feijão (IngamarginataWilld)





Quaresmeira (Tibouchina granulosa (Desr.) Cgn)





Sibipiruna (CaesalpiniapeltophoroidesBenth).








A votação iniciará nesta quinta-feira, dia 8 e se estende até os dias 23 e 24 de agosto, onde acontecerá também a votação na Praça da Matriz. A divulgação da árvore escolhida será feita no dia 21 de setembro (Dia da Árvore) com o plantio de mudas.
A votação pode ser feita através do site www.sidera.com.br. Segundo os engenheiros da Prefeitura, é importante nesse momento que a comunidade participe da escolha.

Mais informações - Ronaldo Remor - 9164-5397 ou 3435-1275