Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Agricultoras participam de curso de produção artesanal de licores, sucos e compotas

Pensando em diversificar a produção artesanal, mulheres produtoras rurais de Siderópolis participam esta semana de um curso gratuito de fabricação de licores, sucos naturais e compotas. A capacitação é uma promoção do Governo Municipal através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O treinamento foi realizado nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), com 16 horas de duração. 
O curso ensinou às participantes técnicas de fabricação caseira de licores, sucos naturais e doces em compotas. As aulas são teóricas aliadas à prática, como explicou a instrutora Bea Bortolotto. “São produtos artesanais com boa aceitação no mercado e grande apelo comercial. Os licores são considerados bebidas finas atualmente e que facilitam a digestão”, disse a instrutora Gleida. 
Conforme ela, o curso oferece informações como manipulação correta de alimentos, higienização, técnicas de fabricação caseira, escolha de embalagens adequadas, análise de custos e comercialização.  No caso dos licores, são aproveitadas frutas como morango, abacaxi, pêssego, manga, amora, além de café, entre outros. 
A instrutora Bea informou que as artesãs poderão vender os produtos diretamente para bufês, estabelecimentos comerciais e turísticos e o consumidor direto. “Esses produtos tem boa aceitação e um mercado promissor”, acrescentou a instrutora.
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão falou sobre a importância das capacitações para gerar renda as mulheres agricultoras. “As agricultoras aprendem com as aulas novas técnicas de fabricação caseira e poderão vender para pessoas de nossa comunidade. As participantes também poderão fazer parte da cooperativa que está sendo criada e comercializar os seus produtos”, disse.