domingo, 1 de setembro de 2013

Missa de dedicacão ao novo altar na capela São Paulo, comunidade do Montanhão

No domingo do dia 01 de setembro, a comunidade do Montamhao viveu um dia histórico, no qual o seu novo altar (reconstruído e feito de pedra maciça) foi dedicado pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flash . Cerca de seiscentas pessoas lotaram a capela, cujo padroeiro e Sao Paulo. Já logo no cântico inicial da Missa de dedicação, se percebia o entusiasmo e a alegria do povo, que admirado, acolhia o apóstolo de Cristo. Com uma das mãos, o bispo firmou o seu báculo episcopal e com a outra, ele abençoava e cumprimentava as pessoas durante a procissão de entrada, demonstrando toda a simpatia que lhe é peculiar.
Em sua saudação inicial, D. Inacio falou do seu contentamento em conhecer a comunidade e principalmente, por esse encontro ter ocorrido num dia tão especial, o da consagração do altar.
Começada a Missa, o bispo aspergiu a assembleia e o novo altar com a água do batismo. 
O rito prosseguiu com a bênção do Ambão, que também fora erguido de pedra maciça. A Mesa da Palavra de Deus é o lugar em que se proclamam as leituras litúrgicas, em especial o Santo Evangelho; lugar onde a Palavra de Deus se torna alimento, explicou o bispo.
Em sua homilia, D. Jacinto elucidou os gestos e simbolismos presentes no rito de dedicação do altar e enfatizou as razões pelas quais devemos reverenciar os santos altares dos templos católicos:“O altar é consagrado e dedicado a Deus. Pertence a Ele, por isso é sagrado. Ele representa pela consagração o próprio Cristo - cabeça da Igreja. O altar é propriedade do Senhor, é destinado a Ele.” E assim, o bispo pediu para que a comunidade tenha muito zelo pelo templo, que tem o seu altar consagrado a Deus.
Após a profissão de fé, o canto da Ladainha foi entoado como prece de dedicação do altar. Em seguida, o bispo ungiu o novo altar com o óleo crismal. Depois disso, um fogareiro foi colocado sobre o altar e nele queimou-se o incenso. O bispo proferiu a seguinte oração: “Suba nossa oração, Senhor, qual incenso diante de vossa face. Assim como esta casa suavemente perfumada, também a vossa Igreja faça sentir a fragrância de Cristo.” O incenso foi colocado no turíbulo e todo o altar foi incensado, como também, o bispo e o povo.



































































































































































Powered by 123ContactForm | Report abuse