Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Siderópolis é um dos municípios beneficiados com o Programa Bem-Te-Vi

O governador Raimundo Colombo assinou nesta quarta-feira, 2, convênios com 100 municípios de SC beneficiados com o sistema de videomonitoramento urbano. Siderópolis é um dos municípios contemplados pelo Programa Bem-Te-Vi – Segurança por Videomonitoramento no Sul do Estado. O ato aconteceu no teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. O projeto faz parte do programa Pacto da Segurança e prevê investimentos de R$ 10 milhões na instalação de mil câmeras de vigilância.  Participaram do encontro o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, prefeitos e demais lideranças.
O município irá receber 10 câmeras de vigilância, conforme determinado em convênio, e a contrapartida das prefeituras será de R$ 105 mil. Com a assinatura dos convênios, a próxima etapa é o lançamento dos editais para definição das empresas que farão a instalação e manutenção dos equipamentos. A previsão é de que as câmeras de vigilância comecem a ser instaladas no início de 2014.
De acordo com o Secretário César Augusto Grubba, a modernização do sistema de câmeras de monitoramento do Estado, sustenta as ações de segurança pública sobre três patamares: a prevenção, o combate da criminalidade (com diminuição do tempo de resposta da ação policial) e agora com as ações de investigação, por parte da polícia civil.
Ele também enfatiza as parcerias com as prefeituras municipais, por meio de contrapartidas financeiras e integração de esforços. “Santa Catarina segue uma tendência mundial. Estamos investindo forte também para um redimensionamento da infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional”, afirma o titular da SSP.
Para o prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão, o sistema de videomonitoramento servirá de apoio aos trabalhos da Polícia Militar e também para investigação da Polícia Civil. “Iniciamos o ano com muita dificuldade na área de segurança no município. Conseguimos apoio do comando da Polícia Militar de Criciúma e também da Secretaria de Estado da Segurança Pública com suporte de helicóptero em uma operação para combater a criminalidade e dar uma maior sensação de segurança para a população. Agora para darmos continuidade ao trabalho assinamos o convênio para a instalação de câmeras de videomonitoramento que irão inibir ainda mais as ações de criminalidade no município. O que vai facilitar, e muito, o trabalho de identificação de suspeitos, por parte da Polícia Militar e Civil,” disse o Chefe do Executivo.