Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ações em saúde marcam Novembro Azul em Siderópolis


A Prefeitura de Siderópolis através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 13, ação de saúde alusiva ao Novembro Azul. O mês é lembrado no mundo todo como de combate ao câncer de próstata.
A programação incluiu a abertura oficial da campanha em frente à Prefeitura onde os profissionais da saúde ofereceram serviços de: aferição de pressão arterial e glicemia, orientações odontológicas, nutricionista e farmacêutica; além de medição de peso, altura e IMC e orientações gerais referentes à saúde do homem. Os alvos da campanha são os homens com mais de 40 anos de idade.
Já no dia 20 (quarta-feira), a partir das 19h30, acontecerá uma palestra educativa sobre saúde do homem com enfoque na alimentação, prática de exercícios físicos e prevenção do câncer de próstata.  E no dia 30 (sábado), a partir das 9h, está marcada uma Caminhada Orientada em comemoração ao Novembro Azul, com saída prevista em frente à Prefeitura.
Para o aposentado, Joarez Moraes Inês (62), os homens precisam se cuidar. “Todos os anos faço um check up. Estas ações servem de incentivo para os sideropolitanos procurarem cuidados regularmente.”
Luiz Carlos Felisberto (56) também participou da ação e comentou que as pessoas muitas vezes não dão atenção e nem leem as orientações. “A ação preventiva é importante, vou tentar ser mais assíduos nos meus exames”, afirmou ele que há quatro anos não procura um médico.
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão compareceu a ação e comentou que os homens que comparecerem vão passar por uma triagem e caso seja necessária a realização de qualquer exame, será agendado através do posto de saúde para uma data posterior. “Isso porque além das preparações necessárias para os exames de sangue e de toque, a ação ainda pretende resguardar a privacidade do homem, já que o preconceito é um dos principais entraves na luta a favor da detecção precoce”.
Para a Secretária de Saúde, Luana Bez, o objetivo é conscientizar os sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata .e diabetes. "Convidamos a todos os homens, em especial, os acima dos 40 anos para participaram da nossa programação".