Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

As 14 Maravilhas de Siderópolis (Nova Belluno)

Cachoeira do Bianchini: Localizada no Rio Jordão, na comunidade de Jordão Médio, com aproximadamente 12 metros de altura.





Cachoeira do Rio Fiorita: Localizada na comunidade do Montanhão, possui uma altura aproximada de 20 metros Encosta da Serra








Gruta Nossa Senhora Rainha do Universo: Foi construída, em 13/12/1970.




Janela Furada: Pedra com furo no centro, lembrando uma janela furada. Localizada nas Encostas da Serra Geral, entre as comunidades de São Pedro e Jordão Alto.





Praça e Igreja da Matriz: A primeira em honra a São Roque, era um barracão. A Segunda construída em madeira, em 1894 já resgatava o marco de fé vivido em Beluno na Itália, em honra a São João Batista; em alvenaria foi levada a paróquia em 17/01/1947. Em 1960, foi demolida para dar lugar a praça da matriz. E ao lado foi construída a Nova Matriz pelo orionita Padre Tarcísio Lovo que a inaugurou em 11/10/1964.




Túnel: Corta o morro Santa Luzia e Ex-Patrimônio e dá vazão a extensão da estrada de ferro Dona Teresa Cristina, de Criciúma a Siderópolis. Tem 300 metros de comprimento e foi construída pela SOCIMBRA, em 1941.





Monumento ao Imigrante: Monumento ao imigrante italiano instalado em frente ao colégio Dom Orione, durante o governo do prefeito Jorge Bif, em 19/12/1966, quando o municipio de Siderópolis completou 75 anos de fundacao. Para que essa data ficasse gravada para a posteridade, foi erguido um monumento numa pequena praca triangular, homenageando os imigrantes italianos.







Igreja Santa Ana: Foi construída aproximadamente em 1921, em sistema de mutirão pela comunidade do Rio Albina. A imagem foi trazida da Itália através do consulado italiano em Curitiba. Hoje esta toda restaurada.




Casa de pedra: Foi construída por João Cercená em 1914, porque havia no local muita pedra e podia realizar o sonho de construir uma réplica das famosas casas de pedras da Itália. Hoje pertence a família Tramontin.





Balneário Fontanella: Localizado na comunidade do Rio Jordão Baixo, possui um potencial turístico de dar inveja a muitos locais da região.






Barragem de Siderópolis: 
Localizada no São pedro perto do Costão da Serra em Siderópolis, tem aproximadamente 40 metros de profundidade, está trazendo, inicialmente benefícios para 300 mil habitantes, sem contar o turismo que atrai tamanha beleza.




Monumento de Gemellaggio: Os Zoldanos, pioneiros de Rio Jordão, fazem um pacto de afinidade de parentesco, de tradições e realizações com os zoldanos de terra de origem. “Gemellaggio” é unir-se em fraternidade, para que nossos filhos cresçam na luz do saber, no bem da prosperidade e no amor a nossa terra. Forno di Zoldo fez um convênio com Siderópolis, por considerar “cidades irmãs”. Faz sentido, afinal, quase todas as famílias que colonizaram Siderópolis (chamada Nova Bellun) e, por sua vez, Rio Jordão, emigraram dali, no final de 1800.


Igreja Santa Barbara - O tombamento da Capela de Santa Bárbara localizada no Bairro Rio Fiorita tem por objetivo a preservação da estrutura arquitetônica da construção, bem como, do patrimônio histórico e cultural do Município.

Nossa Senhora de Fátima - A maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do Brasil na comunidade de Vila São Jorge, em Siderópolis (SC). Com 21 metros e meio de altura, sobre uma base de sete metros e meio, totalizando 29 metros, o Santuário fomenta, o desenvolvimento turístico, religioso e cultural da cidade. 
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi erguido pela família Salvaro, em parceria com a Associação de Moradores da Vila São Jorge e colaboradores, para rememorar um antigo sonho da matriarca da família, Olivia Ronchi Salvaro, in memorian. “Ela era muito devota, e sempre dizia que o local era propicio para receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima. 
Os peregrinos, para chegarem ao Santuário, passam pelo belo caminho de 370 metros. O local está aberto a visitação diariamente das 8h às 19h. Estima-se que a área construída seja de 210 metros quadrados, sendo que no seu interior existem espaços destinados ao acendimento de velas e depósito de pedidos e graças alcançadas. No interior do Santuário há uma imagem menor de Nossa Senhora juntamente com as imagens das três crianças Lúcia, Francisco e Jacinta, para as quais, segundo a história, a Santa apareceu em 1917.

Bem-vindo ao Portal de Turismo do Município de Siderópolis

Siderópolis mantém vivas as tradições dos colonizadores italianos através de programas de intercâmbio com cidades italianas, além de valorizar a cultura e a gastronomia durante comemorações locais como a Festa do Colono, na segunda quinzena de julho. O principal centro de lazer de moradores e visitantes é o Balneário Ghelere, nas margens do Rio São Bento, onde há cachoeiras e camping com banheiros e vestiários. Outros atrativos são as Cachoeiras do Rio Manim, a Cachoeira Bianchini, a Cachoeira do Rio Fiorita, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e os balneários dos rios Fontanella, Valdir Napoleão e Porton. Siderópolis tem 12.000 habitantes e fica a 215 km de Florianópolis, via BR-101 e SC-445.


Localização

  • Latitude: 28°35\'52
  • Longitude: 49°25\'28
  • Região turística: Encantos do Sul
  • Microrregião: Microrregião da Região Carbonífera
  • Municípios limítrofes: Nova Veneza, Criciúma, Cocal do Sul, Urussanga, Treviso e Bom Jardim da Serra.

Características geográficas

  • Área: 262.72 km² (fonte: IBGE)
  • População: 13.137 habitantes
  • Altitude: 147 m