segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Missa da Juventude 22/12 - Ação de Graças


2013 foi o ano da juventude da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O Natal não é apenas agora, na verdade ele acontece a cada atividade realizada durante o ano. Por isso, eis alguns motivos para comemorar o Natal:

- Encontros semanais do GOJ:
O Grupo de Oração Jovem Coração Adorador existe há mais de um ano, é o movimento dentro da Renovação Carismática Católica responsável pelo trabalho de evangelização da juventude. O GOJ oferece o contato e a experiência dos elementos fundamentais que caracterizam o a RCC, como o Batismo no Espírito Santo, a abertura e o uso dos carismas, o louvor, a centralidade da Palavra, e a vivência comunitária. Atualmente conta com 50 participantes ativos que se reúnem todos os domingos para momentos de oração, adoração, reflexões, entre outras atividades.

- Encontros mensais de vivência da PJ:
A Pastoral da Juventude existe há mais de 40 anos, hoje possui cerca de 20 participantes ativos que se reúnem mensalmente em tardes de convivência para aprofundar sua fé através dos ensinamentos da Bíblia e do Ofício Divino da Juventude, com momentos de partilha e formação. A missão da Pastoral édesenvolver nos jovens a consciência de seu papel na promoção do bem comum na localidade onde estão inseridos. Assim, o grupo procura anunciar a Palavra de Jesus Cristo e, fundamentados em seu exemplo, realizar ações de amor ao próximo e que sejam a favor da vida e contra o extermínio da juventude.

- Jornada Mundial da Juventude/JMJ:
Jornada Mundial da Juventude, ocorrida em julho no Rio de Janeiro, congregou milhares de jovens de diversos países. Seu tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” provocou a juventude a refletir sobre seu comprometimento missionário. Nossa Paróquia enviou orgulhosamente um grupo de 20 peregrinos para vivenciar a experiência da JMJ, na qual o Papa Francisco fez questão de frisar que a responsabilidade pela evangelização da juventude não é apenas de uma pessoa, um coordenador, um catequista, mas sim de toda a comunidade.

- Visita ao orfanato Nossa Casa:
Em janeiro deste ano a Pastoral da Juventude realizou uma ação de solidariedade com a visita a Associação Beneficente Nossa Casa, um orfanato localizado em Criciúma. Na oportunidade foram entregues fraldas e brinquedos, que foram os presentes de amigo secreto que a PJ fez em seu encerramento de 2012. Ademais, o grupo também ofereceu um lanche para as crianças que tinham desde 4 meses até 7 anos de idade. O momento gerou alegria tanto para as crianças bem como para a Pastoral, ações significativas como esta põem em prática o mandamento de amar ao próximo.

- Desfile Cívico de Siderópolis:
No dia 07 de setembro os jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude e os integrantes do Grupo de Oração Jovem e da Pastoral da Juventude foram convidados pela Prefeitura Municipal de Siderópolis a demonstrar seu patriotismo e participar do Desfile Cívico da cidade. Deste modo, foram feitos três pelotões seqüenciais, sendo que alguns membros da PJ desfilaram com cartazes contendo dados importantes sobre a realidade juvenil brasileira, mostrando ao público que infelizmente a vida da juventude encontra-se ameaçada por situações mundanas como a violência e as drogas.

- Participação no 2º Cerco de Jericó:
Em agosto toda a juventude foi convidada a participar do 2º Cerco de Jericó de nossa Paróquia. Esta importante campanha de evangelização, que conta com 7 dias e 7 noites interruptos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, teve uma Celebração Eucarística especialmente dedicada aos jovens e organizada por eles próprios com o auxílio da Pastoral Vocacional e a participação do Pe. Marcio Vieira que é o promotor vocacional da Congregação Orionita. Os fiéis sentiram-se contagiados com a alegria e animação dos jovens que emocionaram a todos os presentes.

- Participação no Pedágio da APAE:
Em junho deste ano a Pastoral da Juventude foi indicada pela Paróquia para realizar uma ação solidária e auxiliar no pedágio da APAE de Siderópolis. Esta iniciativa de extrema importância acontece tradicionalmente todos os anos e as contribuições arrecadadas são investidas na instituição. Alguns jovens atuaram como voluntários durante um dia inteiro angariando doações e auxiliando na divulgação do belo trabalho realizado pela associação.

- Missas mensais da Juventude:
Sempre nos quartos domingos de cada mês a missa dominical da Igreja Matriz fica sob organização da juventude em conjunto com a Pastoral Vocacional. Geralmente são celebrações bastante animadas, as quais incluem uma acolhida diferenciada com músicas e até mesmo a campanha do Abraço Grátis para recepcionar os participantes da missa.

- Correntes de Oração e Terços:
Os jovens servos do Grupo de Oração participam toda semana de uma corrente de oração, neste contexto os jovens têm a responsabilidade de rezar uma hora por dia para abastecimento de sua própria fé e também com a intenção de fortalecer a fé de todo o grupo. A Pastoral da Juventude também tem realizado momentos de oração nas sextas-feiras à noite, o grupo se reúne para rezar o terço e meditar a Palavra de Deus, estas vigílias já aconteceram na capela do Seminário São Pio X, no Santuário de Fátima e na Gruta de Santa Bárbara na Vila São Jorge.

- Peregrinação da cruz da Campanha da Fraternidade:
A Campanha da Fraternidade deste ano teve como tema “Fraternidade e Juventude”, desta maneira convidou todas as pastorais, movimentos e congregações a refletirem sobre o seu papel no acompanhamento dos jovens. Em nossa Paróquia foi realizada a peregrinação da cruz da Campanha da Fraternidade que saiu da Igreja Matriz e passou pelas 11 comunidades, sendo que em cada uma delas foi realizada uma celebração especial para incentivar a participação dos jovens na igreja.

- Escola Diocesana de Evangelização da Juventude/EDEJU:
A Escola Diocesana de Evangelização da Juventude é realizada anualmente pela Diocese de Criciúma em 5 etapas com o objetivo de capacitar jovens para a missão de evangelizar outros jovens no local onde estão inseridos. Em 2013 a 7ª turma da EDEJU contou com 30 jovens de toda Diocese, sendo que dois jovens de nossa Paróquia se dispuseram a participar da formação. A EDEJU proporciona momentos de aprendizado, espiritualidade e cultivo de valores para que os formandos possam assumir serviços de coordenação de grupos de jovens comunitários ou paroquiais.

- Participação em Retiros Jovens:
A juventude de nossa Paróquia costuma participar ativamente durante o ano inteiro dos diversos retiros para jovens promovidos e organizados pela Diocese de Criciúma. Os retiros possuem o objetivo de cativar ainda mais os jovens para que continuem engajados nos movimentos e pastorais da igreja católica. Por essa razão, sempre proporcionam momentos de profunda espiritualidade e aproximação com Deus. Alguns retiros que os jovens participaram em 2013 foram: Vinde e Vede, Maranathá, Talita Kum, Música & Artes, entre outros.

- Grupos de Canto/Coração Adorador e Canarinhos de Jesus:
Um grupo de canto pode ser entendido como um instrumento de evangelização onde músicos e cantores se colocam a serviço da igreja para animar as celebrações. Através da música nós podemos louvar e glorificar a Deus agradecendo pelas bênçãos recebidas. Além disso, muitas vezes é por meio de uma música que Deus chega ao coração das pessoas e transmite uma mensagem de consolo, esperança e amor. A juventude de nossa Paróquia compõe dois grupos de canto o Coração Adorador e os Canarinhos de Jesus, que durante este ano animaram muitas celebrações tanto na Igreja Matriz quanto nas comunidades.

- Dia Nacional da Juventude/DNJ:
Dia Nacional da Juventude é uma data comemorada nacionalmente todos os anos. Em 2013 os jovens de nossa Paróquia organizaram uma caminhada pela cidade carregando a cruz da Campanha da Fraternidade, rezando e louvando a Deus. Esta ação contou com o apoio da Pastoral Vocacional e teve o objetivo de proporcionar aos jovens momentos de oração, reflexão e animação. Na seqüência, houve a celebração da missa na Igreja Matriz direcionada especialmente a juventude, na ocasião também ocorreu o lançamento da 2ª Missão Jovem.

- 2ª Missão Jovem:
Em novembro foi realizada a 2ª Missão Jovem de nossa Paróquia na comunidade Santa Bárbara, no Rio Fiorita. O propósito da missão era proporcionar à juventude a prática dos valores cristãos, sendo que 44 missionários participaram desta experiência emocionante. Durante 3 dias houve visitações nas casas, inclusive de enfermos, para anunciar a Palavra e a mensagem do amor de Deus. Além disso, também ocorreram momentos de partilha e convivência entre os próprios missionários e o terço luminoso, sendo que a missão começou e terminou com a Celebração da Eucaristia. Esta experiência de fé trouxe resultados positivos a todos os envolvidos, o sentimento de felicidade estampado no rosto de cada missionário contagiou a toda a comunidade.

- Ação de Natal/Gesto Concreto 2ª Missão Jovem:
Os missionários participantes da 2ª Missão Jovem ficaram sensibilizados com a realidade de algumas famílias que vivem em situações carentes em nossa cidade. Por isso, resolveram organizar um gesto concreto e firmaram uma parceria na Campanha Natal Muito + Feliz do Grupo de Teatro Arautos da Vila São Jorge. Os jovens se mobilizaram e recolheram doações de brinquedos, roupas, calçados, livros, guloseimas e alimentos não perecíveis. Houve todo um processo de triagem e montagem de kits e cestas básicas, sendo que a meta estabelecida foi superada. A entrega das doações aconteceu no sábado 21/12, com a representação de José e Maria grávida do Menino Jesus.

Powered by 123ContactForm | Report abuse