domingo, 8 de dezembro de 2013

Primeiro aniversario sacerdócio Pe Osvaldir Ribeiro Mendes


Foto ordenação em 2012
Osvaldir Ribeiro Mendes: Filho de Antônio Ribeiro Mendes (in memória) e de Eva Mendes nasceu na cidade de Malacacheta, Estado de Minas Gerais, no dia 05 de novembro, sendo ele o filho mais velho, o mesmo teve mais 05 irmãos, sendo 01 deles em memória. Aos 03 anos de idade ele muda com sua família para a cidade de Foz do Iguaçu-PR, sendo que, seus pais, foram trabalhar na Usina de Itaipu. O jovem Osvaldir nasceu, cresceu e foi educado num ambiente familiar simples e humilde, onde o amor, a fé, o respeito e a educação foram às bases fundamentais. Na adolescência frequentou fez a catequese, onde recebeu os sacramentos da Iniciação Cristã, atuou na Pastoral da do Adolescente, Juventude, Liturgia, Animação Vocacional, foi Ministro Extraordinário da Eucaristia e na Pastoral Catequética, percebeu os primeiros sinais de sua vocação, onde procurou discernir os apelos de Deus em sua vida. *Nos anos: 1998 a 2001 – Cursou o Magistério.

*Nos anos: 1999 a 2001 – Cursou Pedagogia.
*Em 2002: Entrou para o Seminário, Congregação de Dom Orione, na cidade de Quatro Barras-PR, onde foi acolhido pelo Pe. José Deboita, seu primeiro formador.
*Em 2003: Fez o Noviciado, na cidade de São José dos Pinhais-PR, sendo seu Mestre de Noviços – Pe. Gilberto Ferreira da Silva.
*Em 2004: Fez o 1º ano de Tirocínio no Seminário Nossa Senhora da Fátima - Guararapes-SP, sendo seu diretor e pároco Pe. Miro de Bona.
*Em 2005: Fez o 2º ano de Tirocínio na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Dourados, sendo pároco e diretor - Pe. Miro de Bona. (era a nossa missão Orionita nas terras do Mato Grosso do Sul).
*Nos anos de 2006 a 2008, cursou a Filosofia, na cidade de Curitiba-PR, sendo seu formador – Pe. Luiz A. Miotelli.
*Nos anos de 2009 a 2012, cursou a Teologia, na cidade de São Paulo, morando no Pequeno Cotolengo Dom Orione de Cotia-SP, onde foi formador por 04 anos do Aspirantado e Postulantado, sendo seus diretores e formadores; Pe. José Deboita e Pe. Claudinei Niedzwiecki.
*No dia 13 de Agosto de 2011, fez os Votos Perpétuos no Santuário Diocesano São Luis Orione-Cotia-SP, nas mãos do provincial – Pe. Aparecido da Silva. 
*No dia 24 de Março de 2012, foi Ordenado Diácono, em Cotia-SP, pelas mãos de Dom Ercílio Turco, bispo diocesano de Osasco-SP.
*No dia 08 de Dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, foi Ordenado Sacerdote, pelas mãos de Dom Dirceu Vegini, bispo diocesano de Foz do Iguaçu-PR, na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida.
*No dia 09 de Dezembro, celebrou a sua primeira Missa, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Foz do Iguaçu.
*No dia 25 de janeiro de 2013, viaja para Roma, para o Curso Internacional de Formadores, na Universidade Pontifícia Salesiana. 
*E no dia 31 de maio, termina o Curso em Roma. E dia 16 de junho, retorna ao Brasil.
Pe. Osvaldir Ribeiro Mendes
“No mais pequenino dos homens, brilha a imagem de Deus”.
(São Luis Orione)


Ordenação Presbiteral do Diácono Osvaldir

08/dez/2012
No dia 8 de dezembro, aconteceu a Ordenação Presbiteral do Diácono Osvaldir Ribeiro Mendes – Orionita. Em sua homilia Dom Dirceu dirigiu ao Osvaldir em sua Ordenação.

Osvaldir escolheu a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria para ser ordenado presbítero. Assim como o anjo falou a Maria “alegra-te”, o Ordenante disse: Alegra-te, Diácono Osvaldir, o Senhor está contigo para exercer o sacerdócio ministerial. Seu ministério é grande e belo, pois Deus te abençoou com a bênção do seu Espírito, cumulando-te de sua graça.

Consagração e Missão da Virgem Maria a Deus, consagração e missão do Pe. Osvaldir a partir de hoje. O Bispo disse ao ordinando: Seu amor pelo povo deve ser sinal distintivo do seu ministério. Ainda: Caro Osvaldir, não descuide da vida de oração, sendo o centro a Eucaristia. Falou o Beato João Paulo II: “A Eucaristia é a razão principal e central de ser do sacramento do sacerdócio”. O Bispo acrescentou: Quando o peso da cruz se tornar mais pesado, saiba que será a hora mais preciosa para você e para as pessoas que te foram confiadas. Renovando com Fé e com amor o teu “Sim, com a ajuda de Deus eu quero”, você cooperará com Cristo Sumo Sacerdote e Bom Pastor para apascentar as suas ovelhas, talvez só aquela que se perdeu, mas pela qual se faz uma grande festa no céu (Bento XVI).

Ame a Virgem Maria. Ela te ensina como crer sem duvidar, como progredir “na peregrinação da fé (LG 58), como dedicar-se totalmente na realização da missão confiada por Cristo à Igreja.
Na Eucaristia de hoje, assim concluiu Dom Dirceu, louve e bendiga a Deus, com Maria. Agradeça a Deus pela vida, pela família (sua mãe dona Eva), pelo dom da Fé, pela vida religiosa, pelo seu sacerdócio e, a partir de hoje, pelo seu ministério sacerdotal. Bendiga ao Senhor porque ELE fez prodígios em sua vida. Por isso hoje, solenemente, proclamemos: “Bendito seja Deus que te escolheu em Cristo, cumulando-te de sua graça”.
Parabéns, Pe. Osvaldir, Orionita. Nunca esqueça: Ser Orionita é “ter a ousadia da juventude para edificar a libertação em plenitude sob o manto divino se proteger”.

Powered by 123ContactForm | Report abuse