Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Primeiro intendente de Nova Belluno

CENTENÁRIO DA NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO INTENDENTE DO DISTRITO DE NOVA BELLUNO EM 17 DE JANEIRO DE 1914


Conforme Ata de 6ª Sessão Extraordinária do Conselho Municipal do município de Urussanga, em 23 de agosto de 1913 era criado o DISTRITO DE NOVA BELLUNO, com a aprovação unânime da Lei Municipal nº 60, assinada pelos Conselheiros SEBASTIÃO BEZ FONTANA,  que era o Presidente do Conselho (NA: seria o Presidente da Câmara Municipal nos termos atuais e os Conselheiros os Vereadores), ANTONIO REMOR (Vice-Presidente do Conselho e o grande responsável pelo pleito, líder de Jordão Baixo e da região de Nova Belluno e agente consular), JACOMO DE BRIDA, DOMINGOS FONTANELLA (um dos grandes líderes de Nova Belluno à época) e STEFANO GIORDANI. O superintendente municipal (hoje seria o prefeito) LUCCA BEZ BATTI assinou a Lei, referendando o Distrito.
Com esse Ato Oficial do governo municipal de Urussanga, NOVA BELLUNO conseguia mecanismos para seu crescimento e a oportunidade de possuir um representante maior como seu Intendente.
A liderança escolhida para ser o 1º Intendente distrital de NOVA BELLUNO foi o cidadão GIROLAMO FELTRIN, nomeado pelo superintendente LUCCA BEZ BATTI em 17 de janeiro de 1914.
É então fato a ser lembrado com ênfase, porque é o CENTENÁRIO DA NOMEAÇÃO DO PRIMEIRO GOVERNANTE OFICIAL DO DISTRITO DE NOVA BELLUNO.
Na foto, o Intendente GIROLAMO FELTRIN (nascido em 20 de agosto de 1858 e falecido a 26 de julho de 1919) e sua esposa ROSINA MAZZORANA FELTRIN (nascida em 16 de maio de 1860 e falecida em 19 de junho de 1944).
A GIROLAMO e ROSINA FELTRIN, nossa homenagem e aos seus descendentes, o orgulho por ter um seu familiar entre os grandes prioneiros de nosso município de Siderópolis, a então NOVA BELLUNO.



Ronaldo David - historiador