Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

1 ª SIM AFRO EEB DR. TULLO CAVALLAZZI


RIO FIORITA / SIDERÓPOLIS

Professoras Responsáveis: Ana Paula Alves

Marianne Aléssio da Silva

Morgana Ambroso Gross

Tatiana Dias Rufino


MOVIMENTO CONSCIENTIZAÇÃO NEGRA CRUZ E SOUZA





O Movimento de Conscientização Negra Cruz e Souza recebeu este nome em homenagem ao poeta negro catarinense Cruz e Souza.

O Movimento Negro surgiu em Siderópolis no ano de 1986, a partir de uma reunião entre amigos, onde o primeiro nome era “Grupo Libertação”.

Depois de algum tempo passou a ser chamado de “Sociedade Cultural e Recreativa de 5 de junho” e nos dias de hoje Movimento Negro Cruz e Souza.

Sua finalidade é a integração justa e igualitária dos afro-descendentes na sociedade e a valorização dos elementos culturais africanos, responsáveis por parte da formação da identidade brasileira, bem como o respeito à diversidade, a coerência Cientifica e aos princípios Constitucionais.

O grupo é formado por ativistas da causa negra (independente de cor/raça e gênero) e tem atuado em Siderópolis com reconhecimento público, conquistando, inclusive o respeito e apoio local , dos poderes constituídos.

A entidade tem como objetivo principal, combater o preconceito e a discriminação racial, representar e divulgar a participação dos africanos e seus descendentes na construção da nação brasileira, debater as questões de interesse e fomentar a justa inserção social doas afro-brasileiros, aumentar a auto-estima e otimizar a imagem do cidadão negro junto a sociedade sul catarinense e nacional.

O Movimento Negro faz parte do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Assistência Social. Participa ainda de Palestras e Conferências realizadas na Região .

Destacamos algumas ações realizadas pelo Movimento Cruz e Souza:

- Projeto Pirralhada Feliz,

- A tradicional Feijoada da Montanha,

- Promoção de Palestras

- Projeto Zumbi Afro

- e ainda a Promoção de Bailes e Jantares Beneficentes

São representadores Legais da Entidade... a sua Diretoria:

Presidente: Sandra Martins

Vice-Presidente: Sandro Motta

1° Secretário: Suzana Motta

2° Secretário: Elaine dos Santos

Diretor Patrimônio: Débora Martins

1° Tesoureiro: Dejair dos Santos

Membros do Conselho: Jefferson Martins e Andreia Pacheco Martins

O Movimento Negro Cruz e Souza fez e continua fazendo história dentro de nosso município, o que para todos nós é motivo de orgulho!

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinados a amar!”

Nelson Mandela