Os riscos da instalação de uma indústria de fosfatos, em Anitápolis, chegou ao conhecimento de aproximadamente 80 acadêmicos dos cursos de História e Ciências Biológicas da Unisul, campus Tubarão.
O debate sobre o projeto “Fosfateira de Anitápolis” foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 7, no auditório do Bloco Pedagógico da universidade. A discussão antecedeu ao encontro do próximo dia 15, onde haverá uma Audiência Pública em Laguna. Após as explicações técnicas e considerações dos convidados, os alunos puderam tirar dúvidas em relação ao projeto.
O professor de Educação em Gestão Ambiental da Unibave de Orleans, ambientalista e membro do Movimento Nascentes da Serra, Ademir Milo Motta da Silva, foi o primeiro entre os palestrantes a falar para o público sobre o perigo da instalação do empreendimento, não somente para Anitápolis, como para os municípios pertencentes às Bacias Hidrográficas dos Rios Braço do Norte e Tubarão. Milo aproveitou a oportunidade para contar sobre o surgimento do Movimento na luta contra a fosfateira.
Participaram também do debate o biólogo e presidente da ONG Montanha Viva, de Florianópolis, Jorge Albuquerque, o secretário-executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Francisco Beltrame, a presidente da Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, Arlete Bloemer, o secretário de desenvolvimento regional de Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, a coordenadora do curso de História, Eulélia Henrique e a acadêmica do 7° semestre de História, Aline Nandi.
Fosfateira de Anitápolis é tema de debate na UnisulTV
Na semana que antecede a Audiência Pública, em Laguna, no próximo dia 15, sobre o projeto da Fosfateira de Anitápolis, o tema ganhou destaque no município de Tubarão. Despertou interesse da mídia local e um debate foi realizado no programa Grandes Temas, da UnisulTV, apresentado pelo jornalista Eduardo Zabot.
O professor de Educação em Gestão Ambiental da Unibave de Orleans, ambientalista e membro do Movimento Nascentes da Serra, Ademir Milo Motta da Silva, foi um dos convidados. Com ele, participaram do debate o biólogo e presidente da ONG Montanha Viva, de Florianópolis, Jorge Albuquerque, e o secretário-executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, Francisco Beltrame.
Na oportunidade, os convidados puderam expor os riscos ambientais, sociais e de saúde pública, com a instalação da fosfateira. Além disso, a luta das entidades ONG Monta Viva, Movimento Nascentes da Serra e Comitê da Bacia também foi o foco do debate.
Logo mais, às 19h30min, o tema volta a ser discutido. Desta vez dentro da Unisul.
Os três participantes do debate no programa Grandes Temas confirmaram presença no debate da universidade.
Gravatal tem nova secretária de Educação
A partir de hoje, 31, Ademir Milo Motta da Silva não ocupa mais o cargo de secretário de Educação de Gravatal. Em virtude da legislação eleitoral, o ex-secretário se descompatibilizou da função para se dedicar a sua pré-candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em seu lugar, assumiu oficialmente a secretária Raquel Marcon Rodrigues.
O ato solene foi realizado na sede da própria secertaria, e contou com a presença do prefeito Rudnei Carlos do Amaral Fernandes, o Nei, do vice-prefeito, Tarcísio Corrêa, do presidente do diretório municipal do PT de Gravatal, Jucemar Zanelato, secretários municipais, comunidade local, além de familiares da nova secretária e profissionais ligados à área de Educação.
Milo ministra palestra em encontro da juventude rural
*
O município de Orleans foi sede do IV Acampamento das Juventudes Rurais das Encostas da Serra Geral. Entre, 26 e 28 de março, o encontro teve como objetivo mobilizar e integrar os jovens de territórios rurais.
No último sábado, 27, o secretário de Educação de Gravatal, Ademir Milo Motta da Silva, ministrou uma palestra para aproximadamente 200 jovens participantes dos estados de SC, RS e PR. O tema foi “Liderança jovem e relações interpessoais”. Milo atmbém aplicou dinâmicas para o grupo no sentido de motivar os jovens que moram e trabalham no campo. Após o trabalho de vivência, o secretário também realizou uma oficina de yoga para mais um grupo de jovens.
O evento ocorreu na comunidade de Barracão e partiu de uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), através do Projeto Juventude Rural em Movimento (PJRM).
* Crédito das fotos: Jovani Puntel