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Valmor Freccia e a SC 445

Este artigo, na verdade, não se propõe a mostrar a incapacidade administrativa de alguns governantes do Estado de Santa Catarina e seus representantes na região quanto à manutenção da SC 445, mas sim, contar como essa rodovia foi concebida.

Pode-se constatar, sem erro nenhum, que uma estrada necessita de manutenção. Em qualquer máquina, também, se planeja sua manutenção para que possa produzir mais. Uma estrada com manutenção possibilita a passagem de veículos em todos os sentidos por muito mais tempo, com exceção da SC 445, no km 44,7, em que por falta de manutenção periódica, somente uma pista é utilizada e com uma enorme possibilidade de tudo vir abaixo.

Vamos então ao início da SC 445 ou, se preferirem a estrada atual que liga Siderópolis a Criciúma. Tudo começou em 03/06/1964, quando o presidente da Câmara Municipal de Siderópolis Valmor Freccia teve que assumir o comando da cidade em função da deposição do prefeito Manoel Minelvina Garcia. Naquela época não existia a figura do vice-prefeito, cabendo substituí-lo, quando necessário, o presidente do legislativo municipal.

O trajeto antigo que ligava Siderópolis a Criciúma não agradava a mais ninguém pela distância e pelo excesso de curvas. Valmor Freccia articulou e firmou uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Siderópolis e as carboníferas Treviso e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para construir uma rodovia mais curta entre as duas cidades. Coube ao Sr. João Martins, topógrafo prático, determinar a linha que a estrada deveria seguir até a ponte sobre o Rio Sangão, um pouco além do limite com a Capital do Carvão.

O prefeito Valmor Freccia, cartorário por profissão no Distrito de Treviso, tomou a iniciativa de contatar com todos os proprietários de terra por onde a rodovia iria passar. E por ser uma pessoa de fé e de muita confiança, conseguiu aprovação gratuita de todos para que a rodovia fosse concretizada. Mesmo ficando somente cinco meses e um dia no governo municipal, Freccia tem orgulho de afirmar que a rodovia teve início no seu mandato e que o primeiro trecho de Siderópolis até o morro alcançando a estrada antiga foi aberto. A SC 445 foi concluída no governo do prefeito Zelindo Trento (1977-1983).

Valmor Freccia e toda a população de Siderópolis esperam que o trajeto antigo não seja mais utilizado, se o DEINFRA assim o quiser.



Fontes:

- Entrevista realizada com Valmor Freccia em 09/04/2010.

- Siderópolis: Trabalho, Amor e Honestidade – Gestão: Zelindo Trento – João Sônego (1977 – 1983). Folder mostrando as principais obras do executivo.



Nilso Dassi – Licenciado e Bacharel em História pela UNESC.

nilsodassi@hotmail.com

Abril/2010.