A luta antimanicomial é um movimento que existe há mais de 20 anos e têm por objetivo a substituição progressiva dos leitos de manicômios existentes no país por uma forma de atenção a saúde mental mais digna, que respeite o direito a liberdade e cidadania das pessoas com transtornos mentais.
O Movimento Nacional Da Luta Antimanicomial trabalha por uma dimensão social mais aberta e coletiva de se conceber e tratar a doença mental buscando assegurar os direitos civis, políticos e sociais dos que sofrem com transtorno mental. Como processo decorrente desse movimento, aparece à reformulação do modelo de atenção à saúde mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.
O governo municipal e secretaria de saúde de Siderópolis em parceria com Nova Veneza ofertam o serviço do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), sendo este um atendimento de saúde do SUS que acolhe a população dos dois municípios que sofre com transtornos mentais, graves e persistentes, oferecendo atendimento, pela equipe multiprofissional, nas modalidades intensivo, semi-intensivo e não-intensivo. Para participar, procure o PSF/ESF(Programa Saúde as Família) do seu bairro ou o Programa de Saúde Mental. O CAPS I está localizado na Rua Luis de Col, 160 – Centro /Siderópolis, funcionando das 08h00min às 18h00min.
Para comemorar esse dia, o CAPS estará realizando diversas atividades na comunidade, como panfletagem, visita nas escolas além da participação na missa da saúde na próxima quarta-feira as 16h00min horas.