O município de Siderópolis recebe a partir desta segunda-feira (8) uma comitiva de italianos oriundos da cidade de Forno di Zoldo, para comemorar o 15º aniversário de assinatura do Gemellaggio. No próximo final de semana eles estarão renovando compromissos de estreitamento dos laços de amizade.
O Gemellaggio entre os sideropolitanos de Rio Jordão e os zoldanos foi assinado em dezembro de 1995, com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas nos mais diversos campos do desenvolvimento humano. A cada dois anos é reforçado o pacto através do intercâmbio entre as duas cidades. Em 2008, a comitiva de Siderópolis esteve na Itália.
Para o prefeito Douglas Warmling, o Guinga, é mais uma oportunidade de estreitar relações com os “parentes italianos”. “Essa união das duas cidades através do intercâmbio tem o objetivo de evidenciar as raízes comuns entre elas. As famílias de Forno di Zoldo chegaram a Siderópolis em 1893, e se distanciaram como tempo. Em 1995 houve essa aproximação, que permanece até hoje trazendo bons frutos para as duas cidades”, explica Guinga.
Entre as atividades programadas para a semana está uma apresentação cultural, na sexta-feira (13); a renovação dos compromissos entre os dois municípios, no sábado (14); e um grande almoço festivo no domingo, na comunidade de Rio Jordão, precedido por missa em italiano do Bispo Dom Enemésio Lazzaris.
Colaboração: Celita Sachetti Cesa
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Siderópolis