Prefeito de Siderópolis faz avaliação do ano e fala nas articulações para fazer sucessor. Progressista está no sétimo ano de mandato
O prefeito de Siderópolis, Douglas Gleen Warmling, o Guinga (PP), é um dos três prefeitos da Amrec que fecha dezembro cumprindo o sétimo ano de administração. Reeleito em 2008, agora os planos do progressista giram em torno de consolidar seus dois mandatos fazendo o sucessor. Para isso, ele aposta também, além das articulações políticas, no trabalho desenvolvido em sua gestão, destacando 2011 como o mais produtivo deles. “Foi um ano positivo, o melhor deles, um ano de realizações. Conseguimos asfaltar o trecho da Barragem a Nova Veneza, além da pavimentação de 10 ruas. Construímos a creche, estamos revitalizando a praça da Matriz, a Avenida Porfírio Feltrin, além de viabilizarmos o projeto de Saneamento, os 96 apartamentos do Minha Casa Minha Vida e o financiamento com o Badesc para pavimentação”, enfatizou.
O relacionamento com a Câmara, que protagonizou momentos conturbados e de resistência por parte da oposição em muitos períodos de sua administração, também é contabilizado no saldo avaliado positivamente. “Estabelecemos um bom relacionamento com a câmara, e isso contribuiu muito para este ser um bom ano. Tivemos nova postura, eles também e são novos vereadores, o que ajudou”, sublinhou. O grande desafio, segundo Guinga, veio nos primeiros anos de gestão, com o equilíbrio financeiro, além de ter de encarar um processo de cassação. “O principal desafio foi conquistar o equilíbrio administrativo e financeiro, o que atrapalhou muito no início. Também tivemos que enfrentar o processo de cassação, na mesma época em que as cassações estavam em destaque, com o Délcio sendo cassado. Foi desgastante também”, acrescentou.
As articulações para fazer o sucessor, conforme Guinga, já estão em andamento, e a ideia é manter a mesma coligação que hoje é composta por PP, PDT e PT. Contudo, a cabeça de chapa não é obrigação, assim como não estão descartadas as possibilidades de novas siglas no projeto, nem mesmo com o tradicional oponente, o PMDB. “Pretendemos manter a parceria com os atuais e buscar novas. Vamos até o último dia onde podem se fazer as coligações. Vamos conversar com todas as siglas e com as que estão hoje. Se o PMDB quiser, não haverá problema”, declarou.
Conforme Guinga, o trabalho é pela cabeça de chapa, mas a prioridade é ganhar a eleição. “Se for possível a cabeça de chapa tudo bem, mas não obrigatoriamente. Queremos ganhar a eleição, com quem formos. Vamos brigar por ela”, reforçou.
Em relação a nomes, ele diz que são três os pré-candidatos: o ex vereador Caio, os vereadores Carminatti e Donadel, além do vice-presidente da Cooperativa, Gelson Gianizella. O prefeito disse que não tem preferência entre os nomes. “Estamos trabalhando para ter candidato, e que o que tiver condições irá à disputa”, destacou. A possibilidade de a primeira-dama Aretusa Warmling figurar entre os possíveis candidatos, segundo ele, está descartada. “Conversamos, disputamos três eleições e vamos abrir mão neste momento, apesar de ela ter plenas condições. Outras lideranças também precisam participar”, comentou.
Fonte: Diario de noticias - DN
Texto: Fernanda Zampoli