No último domingo dia 10 de junho de 2012 aconteceu no Instituto São Pio X em Siderópolis o primeiro encontro dos ex-seminaristas orionitas do mesmo Seminário.
O encontro teve início as 8h30min com a inscrição e fotografia para o cadastro. Aos poucos foram chegando principalmente quem foi seminarista da década de 80, que foi a maioria. Cada um chegava com uma grande alegria de poder retornar ao Seminário e ainda encontrar alguns colegas.
As famílias também estavam muito curiosas em conhecer onde seu pais e esposo ficou no seminário. As 10 horas tivemos a Santa Missa presidida pelo Pe. Claudio Peters e concelebrada pelo Pe. Everson Lunardi. Os cantos foram animados pelo Denir Bonfante e Antônio Giovane de Mattia. Claro que somente cantos do tempo de seminário. Durante a missa o Pe. Claudio pediu se alguém gostaria de falar da importância do seminário em sua vida. Prontamente o Rogério (baguessa) se prontificou e quase não encontrou palavras para se expressar, grande era a sua emoção.
Após a Santa Missa tivemos o momento para a foto oficial do encontro e em seguida o almoço preparado com muito carinho por senhoras de nossa paróquia.
As 13h30min nos reunimos (somente os ex-seminaristas) no auditório para conversar um pouco sobre a vida atual e história de cada um. Todos tiveram seu momento de se expressar e com grande alegria vemos o quanto o seminário orionita influenciou e continua a influenciar na vida de cada um. Dom Orione também foi lembrado o tempo todo. Terminamos este momento com a organização do próximo encontro que será dia 23 de setembro de 2012. Também foi organizado uma equipe para preparar o encontro.
E o último momento foi juntamente com as as famílias para ver algumas fotos antigas passadas no power point e terminamos com um gostoso café.
Saímos todos realizados com o encontro e com a acolhida e alegria de todos e ainda mais pelo desejo de que este encontro seja anual. Ninguém quer mais esquecer dos velhos amigos e nem do Instituto São Pio X.
Também estavam presentes as nossas cozinheiras Mariquinha, Ieda e Íria que temos como nossas mães.