Na foto: José Antonio Perico, Odilon Garcia, Maicon Aléssio, Nilso Dassi e Romildo Soares
O historiador Nilso Dassi, utilizou a Tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão do dia 23 de julho, para homenagear o ex-Prefeito Manoel Minelvina Garcia, primeiro prefeito eleito pelo voto popular no município, sugerindo a colocação do nome do mesmo, na atual Avenida Municipal.
De acordo com Dassi, dos prefeitos que comandaram a nossa cidade e que não estão mais conosco, Manoel Minelvina Garcia, ainda é o único que não foi devidamente homenageado.
Segundo ele, a Avenida Municipal inicia no estabelecimento comercial Cesa Café - Cafeteria e Gelateria, e o término da mesma acontece na esquina da Rua Sebastião Toledo dos Santos, isto é, na residência de João Leonis Joaquim. “Se a avenida tiver seu nome mudado, com certeza absoluta, não irá causar nenhum mal-estar a nenhuma família e assim estaremos homenageando um dos personagens mais importante da história política de Siderópolis”, destacou o historiador.
Todos os vereadores apoiaram a sugestão e garantiram que será feito um projeto para homenagear o ex-Prefeito.
História:
Manoel Minelvina Garcia (PTB) - nasceu em 05/01/1923 na cidade de Laguna e faleceu em 22/12/2006 na cidade de Tubarão, viveu 83 anos. Mudou-se para Siderópolis quando trabalhou na CSN contratado em 1/2/1945 – Chefe de Seção de Manutenção e Oficina Mecânica – até a sua aposentadoria em 28/6/1968.
Manoel M. Garcia foi eleito na 1ª eleição realizada em Siderópolis para o Poder Executivo em 30/8/1959, através da aliança social trabalhista: Partido Social Democrata (PSD) e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e teve 1.465 votos = 52% dos votos válidos.
total de votantes: 2.931 eleitores
votos em branco: 22 votos
votos nulos: 106 votos
Durante seu mandato adquiriu terreno e construiu em 1961 o atual prédio da administração municipal.
Organizou a estrutura administrativa do novo município.
Construiu adutoras, todas canalizadas, iniciando o abastecimento de água nos bairros e na sede do município.
Energia elétrica para diversos bairros.
Escolas rurais.
Aberturas de estradas, todas com recape de pó de carvão (pirita).
Aquisição de máquinas e veículos pesados para a secretária de obras.
Revitalização do cemitério municipal.