Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Audiência saneamento básico em Siderópolis



Realizada no Siderópolis Clube, às 19h do dia 07 de agosto, onde foi apresentado o plano de saneamento básico para a cidade de Siderópolis.

Com a presença de apenas 18 pessoas representando a população de Siderópolis, sendo que o convite se estendeu a todos os sideropolitanos.

Total falta de interesse das pessoas que serão num futuro próximo beneficiadas com as melhorias implantadas, a exemplo da vizinha cidade de Criciúma.

Durante a explanação feita pelos responsáveis na elaboração do projeto, foi reforçado que toda população deve ter água tratada, desassoreamento do Rio Albina, remoção de famílias em área de risco, parceria para implantar centro de zoonoses, entre outras melhorias.

Siderópolis terá num futuro próximo (2017), água e esgoto tratados, aonde estas melhorias pesará no bolso do sideropolitano, mas que serão melhorias necessárias.

Todos os presentes concordaram com as melhorias, pois água tratada e esgoto é um problema que precisa ser solucionado, mas surgiu a duvida:
- Uma cidade que aplica 5% da arrecadação em investimentos vai precisar de recurso federal e estadual para a realização de tamanha obra.

A Audiencia Final e I Conferencia de Saneamento foi realizada após um trabalho de 1 ano realizado no municipio ( iniciado em agosto de 2011), pelos técnicos do IPAT/IPESE com auxílio dos colaboradores da Prefeitura, Casan e população, o Plano de Saneamento Básico Municipal (PSBM). Foram realizadas 8 audiências prévias visando a partipação popular, abragendo todo o municipio.
O PSBM é uma exigência da Lei Federal nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Nesse trabalho, realizaram-se Diagnósticos da situação do municipio em áreas que compõe o saneamento, que são: 

  • Manejo de águas pluviais e drenagem urbana;
  • Sistemas de abastecimento de água;
  • Sistemas de esgotamento sanitário;
  • Sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;
Além de um Diagnóstico Social apontando cenários de crescimento do municipio, arrecadação do município, além de informações sobre doenças relacionadas ao saneamento e controle de vetores, entre outras informações.Esses diagnósticos deverão ser disponibilizados no site da PMS.
 A partir dos Diagnósticos gerados,  foi gerado o PMSB, documento onde além de diversas informações sobre o município, aponta as Metas, Propostas de Intervenção e Programas e Projetos para suprir  as deficiências cada área do saneamento no município e uma estimativa dos recursos necessários para cumprir com essas proposições. Também gerou-se um índice para avaliar a qualidade desses serviços de saneamento por regiões do município.
Na Audiencia Final foram apontadas as metas gerais, tidas como mais importantes em cada área do saneamento, as estimativas de investimento e os índices de cada serviço de sanemanto nas regiões do município. 
Após esse processo o PMSB deverá ser aprovado na câmara de vereadores para que se torne uma Lei Municipal que deverá ser revisada a cada 4 anos.