Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Diario de bicigrinos, por Vanio Savi (mano)


SANTIAGO BY BIKE
Pensando em fazer um pedal diferente, eu Vânio Savi, juntamente com o Édio da Casan e o Willemann da Celesc decidimos fazer o Caminho de Santiago, de bike, unindo o interesse religioso, histórico e cultural em um só desafio.
Programamos a viagem: Florianópolis – São Paulo – Madri – Pamplona, e nessa ultima escala de taxi até Saint Jean Pied de Port na França. Em Saint Jean Pied de Port montamos as bikes na ansiedade de chegar para o abraço à Santiago, mesmo sabendo que o desafio seria de aproximadamente 900 km.
1º dia: saímos da França encarando os Montes Pirineus onde pedalamos e empurramos as bikes morro acima até Roncesvalles, um povoado pacato na província de Navarra na Espanha. No meio da montanha estava Nossa Senhora nos aguardando.
2º dia: Pedalamos 85 km até Puente La Reina, num sobe e desce por trilha, apreciando um visual que só a bike proporciona. O visual do Monte Del Perdon valeu o esforço da pedalada.
3º dia: O desafio de 77 km até Logroño foi garantido com o vinho que bebemos na fonte de Irache. O auge da emoção foi o encontro com o Sr Pedro, o pastor em Los Arcos. Nesse dia deixamos a província de Navarra e entramos em La Rioja
4º dia: Sob um sol escaldante pedalamos 88 km até Villa Franca Montes de Oca. O ponto culminante do dia foi a passagem por Santo Domingo de la Calzada.
5º dia: Foi curtido um pedal de 91 km até Castrojeriz. Nesse trecho o que mais marcou foi a passagem por Burgos e a visita a capela de San Juan de Ortega, onde se encontra os restos mortais do Santo. Nesse dia deixamos a província de La Rioja e entramos em Burgos.
6º dia: Quebrando a barreira dos 100 km/dia, pedalamos até El Burgo Ranero, num trecho plano e vento a favor, onde passamos e conversamos com peregrinos de várias nacionalidades. Nesse dia deixamos a província de Burgos e entramos em Palencia.
7º dia: Após 73 km de pedal chegamos a Hospital de Órbigo.  Um povoado muito aconchegante que estava se preparando para a sua tradicional festa medieval.
8º dia: Em 67 km de pedal até Molinaseca tivemos felicidade de passar pela misteriosa Cruz de Hierro onde deixei uma pedrinha de carvão de Siderópolis.
9ºdia: Pedalamos 65 km, a maior parte morro acima até o místico O Cebreiro, local onde tempos atrás houve um milagre da eucaristia.
10º dia: Foi pedalado 64 km até Mirallos. No meio do caminho, em Samos visitamos uma capela pré românica do século IX.
11º dia: Com 68 km de pedal por trilhas entre bosques e riachos, característicos da província de Lugo, e chegamos em Arzua. Nesse dia deixamos a província de Lugo e entramos em A Coruña.
12º dia: Após 40 km de pedal chegamos à majestosa, imponente e magnífica Catedral de Santiago de Compostela. Fomos ao escritório de peregrinos pegar nossa compostelana, e depois as12h00 participamos da emocionante missa do peregrino.