As pancadas fortes de chuva que tem caído na região desde o sábado à noite têm feito bem não só para a agricultura. A Barragem do Rio São Bento ainda não apresentava risco de falta de água, porém o nível já estava baixo. Mais de 100 milímetros de chuva já caíram na região, mais que o dobro do que choveu em agosto.
Segundo o engenheiro Antonio Adílio da Casan, as chuvas têm sido muito importantes para a barragem. “Tem chovido bastante nas encostas do rio e o nível aumentou consideravelmente. Em quatro dias, desde domingo, o nível da barragem subiu 1,30 metros”, diz o engenheiro.
A melhora é considerável, porém a barragem ainda estava com sua distribuição normal. “Apesar da estiagem do mês de agosto, a barragem do Rio São Bento estava com o nível normal e não havia risco de faltar água. Estamos trabalhando dentro da normalidade de vazão”, afirma Adílio.
E para quem acha que a chuva já está indo embora, o doutor em climatologia da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego dá a notícia de que vem mais chuva por aí. “Setembro será favorável com a quantidade de chuva normal ou até em excesso. A segunda quinzena deste mês irá recompensar o que faltou em agosto”, revela.
Em maio deste ano a reportagem do Clicatribuna foi até a barragem para ver como estava a situação. Na galeria de fotos é possível ver como estava o antes e o hoje. Nas não é possível ver uma grande diferença, mas na foto das réguas de medição do rio já se pode ver um aumento considerável no nível da água.
Texto: Redação / reportagem@atribunanet.com Fotos: Lucas Jorge
Texto: Redação / reportagem@atribunanet.com Fotos: Lucas Jorge