Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Homenagem ao Sr.Silvio Piacentini e Sra.Eliza G.Conti


Silvio Piacentini:   3° ano do Ensino Fundamental I

Na foto Silvio, Olinda, Edilton, Nego, Denise, Suilane e Rose

`` Tudo vale a pena quando a alma não é pequena `` Saber levar a vida valorizando os bons momentos e superando as dificuldades; são privilégios daquelas pessoas que tem em sua alma os valores  da fé e do amor ao próximo. Podemos citar como exemplo de uma pessoa abençoada por Deus e grande em sua alma, seu Silvio Piacentini, morador do centro de nossa cidade.
Com o projeto solidariedade desenvolvido em nosso Colégio, os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I no período vespertino do dia vinte e seis de setembro, tiveram a oportunidade de conhecer e homenagear seu Silvio. E com esta experiência aprender, valorizar, respeitar nossos idosos e desenvolver nosso QE (Coeficiente Emocional). A alegria e a emoção desta visita superou nossas expectativas, pois além da recepção de seu Silvio que estava à nossa espera no portão fomos visitar o avô de uma das alunas da sala Laura P. Cesconeto e também pai da professora Denise que trabalha no colégio e não esquecendo de também conhecer o cachorrinho de Laura.A simpatia, o carisma, a atenção e o semblante de felicidade de seu Silvio de estramos ali, esteve presente em todos os momentos e principalmente quando de início deixou que sua casa fosse nosso lar escolhendo o melhor lugar para apresentarmos. Os alunos então iniciaram a visita pedindo a proteção e benção de Deus e de São Luíz Orione, cantaram, rezaram, entregaram as mensagens escritas num cartaz, marcaram presença deixando lembranças do santo do colégio e finalizaram o encontro com palavras de carinho e trocas de afeto. Apesar do pouco tempo, grande foi o aprendizado ao conhecer sua história.. Um homem muito comunicativo, batalhador, otimista, solidário, natural de Treviso, na qual residiu pouco neste município, pois é morador de Siderópolis e deste mesmo local onde está localizada sua casa, há muitos anos.  Construiu sua família ao lado de dona Linda, contando com seus 78 anos, 5 filhos, 8 netos e ainda nenhum bisneto, e é grato por contar todos os dias com a presença e companhia de sua família. Entre outros relatos, contou sobre sua experiência na profissão de carpinteiro, na qual é aposentado, expressou a alegria de chegar a esta idade, falou sobre seu estado de saúde, que com a graça de Deus, cuidando da alimentação ele está bem. Sobre sua espiritualidade, comentou que participa das atividades da igreja, porém não é daqueles fervorosos, nem fanáticos. Um fato interessante que fez questão de falar foi quando tinha que caminhar horas quilômetros para ir a escola, mas mesmo assim nunca desistiu, estudando sempre até aprender uma profissão. E hoje se realiza em poder ocupar seu tempo trabalhando, ou seja, gosta de passar horas nas atividades em seu sítio. Sua fala então termina com uma linda mensagem para os alunos: ´´que eles nunca desistam de estudar e por estar num Colégio bom deveriam repassar para outras pessoas todos os ensinamentos aprendidos na escola.
Deixamos a casa de seu Silvio mais alegres que entramos, pois a experiência de vida que conhecemos, ou seja, de uma pessoa que ´´ sabe levar a vida com alegria``, ficará como reflexão para os momentos difíceis de nossos dias. E gratos por ternos recebidos, nos encantar com sua atenção, carinho e ainda em adoçar não somente nossa boca, mas sim nossa alma .Encerramos nossa missão do dia contentes por ter realizado mais uma ação solidária e agradecidos pela paciência, dedicação e alegria do motorista Caçula que está sempre conosco.

# OUTUBRO: 01/10/2012: Visita ao idoso: 
                              Eliza Guizani Conti:   7° ano do Ensino Fundamental II 
´´ Hoje é um dia especial que estamos felizes em poder transmitir a você um pouco de nossa alegria! Carisma1 E as palavras de São Luíz Orione!``Frase esta em que os alunos mencionaram na visita ao idoso do dia primeiro de outubro do Projeto Solidariedade. Esta atividade tem a dimensão de proporcionar a eles o desenvolvimento de alguns valores como: saber respeitar , ser ouvinte, fazer amizade, ser solidário, ter espiritualidade entre outros, amar ao próximo.
Aquela manhã chuvosa não foi nenhum obstáculo para  a ansiedade, a alegria e a espera que os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II estavam para conhecer mais uma pessoa importante de nossa cidade, dona Eliza G.Conti, esposa do falecido David Conte.  
Mesmo que dona Eliza passe boa parte do tempo descansando, já estava de pé nos esperando em sua aconchegante sala. Depois de todos acomodados começamos nossa apresentação cantando, orando, mencionando frases, paródias, e entregando nossas lembranças como o cartaz de mensagens, a imagem e história de nosso santo e um livro dele. Mas  o  momento mais importante foi  conhecer a história dela, transmitir afeto e fizer amizade.
 Falar de dona Eliza é relatar uma idosa serena, culta, falante, muito carinhosa, atenciosa, de uma beleza interior e exterior, que demonstrou a todos seu carisma e a alegria de estarmos ali. Conta com seus 82 anos, com 7 filhos, 14 netos e 8 bisnetos, aposentada duas vezes, por ser servente do grupo e pelo marido. É natural de Orleans, morando pouco tempo lá, sendo que  reside em nosso município e no mesmo local há muitos anos, moradora do centro da cidade. Estudou somente até o 2° ano , não por vontade própria pois  não gostaria de ter parado, mas como seus pais trocavam muito de lugar para morar e tinha que ajudar em casa, não continuou. Adora ler,  por muitos anos sua companhia era os livros mas hoje também gosta de assistir televisão. Gosta bastante de receber visitas e já avisa de ante mão pedindo desculpas caso ela esteja em seu dormitório. Dentre todos os relatos dois deles foram verdadeiras aprendizagens de aulas, impressionando e chamando a  atenção dos alunos; o primeiro deles quando relatou sobre sua saúde, na qual sente algumas dores , deixando - a um pouco triste. Toma bastante remédios, mais ou menos 10 por dia, tendo um gasto muitíssimo grande com a farmácia e aplica insulina duas vezes por semana e então neste momento ela explicou sobre esta situação. O outro fato foi sobre seu trabalho, sobre a disciplina que os alunos tinham quando alguma professora pedia para que ela olhasse alguns minutos a sala de aula, eles não sabiam se comportar. Dona Eliza deixou uma mensagem para os alunos do colégio, que eles estudassem bastante, que obedecessem seus pais e seus professores. Foi uma manhã muito gostosa e inesquecível.
            Encerramos nossa visita contentes, primeiro por conhecer dona Eliza e aprender com ela  ´´A ser otimista e saber enfrentar os problemas, para levar a vida da melhor maneira`` e em segundo por sentir o quanto foi importante esta visita; para nós uma nova amizade e aprendizagem para ela  minutos de alegria, descontração e valorização. Sua gratificação foi tamanha que fez questão de entregar doces para as crianças. E não podemos esquecer de mencionar também o trabalho voluntário do motorista Caçula dando suporte para a realização desta ação.

*Viagem de estudo: ASILO 
                   POR UMA AÇÃO SOLIDÁRIA (04/10/2012) 
A Caravana da Solidariedade do Colégio Dom Orione conseguiu ultrapassar mais uma vez os limites de seu município. No dia quatro de outubro os alunos da turma do 6° ano do Ensino Fundamental I, realizaram uma visita ao asilo São Vicente de Paulo em Criciúma,  por uma ação solidários de muita aprendizagem.
            Quando o conhecimento é adquirido fora do ambiente escolar ele está mais propício de ser acomodado, pois ele é observado, analisado e vivenciado. Sendo assim conhecer o asilo e se contaminar com as pessoas que lá se encontravam com certeza muitos foram os conteúdos e valores assimilado e aprendido.
            Os alunos se prepararam em sala de aula para homenagear os idosos com paródias, músicas religiosas, com cartões e mensagens num cartaz, comunicar sobre nosso Colégio, nosso Santo e o sobre o Projeto Solidariedade, entrevistar e conhecer eles     e deixar o santinho de São Luíz Orione.
            Fomos muito bem acompanhados, conduzidos, orientados e recebidos pela Coordenadora Andresa, a enfermeira Geovana e a Irmã Ana, Primeiramente realizamos uma entrevista com a coordenadora para conhecer um pouco do Asilo, é uma Instituição Filantrópica com aproximadamente 56 anos de funcionamento, mantido com o dinheiro de aposentos dos idosos , projetos, campanhas, governos entre outros. Conta com 75 idosos, 40 cadeirantes, destes  alguns poucos tem  menos que 60 anos de idade, o asilo tem capacidade para 77 moradores. Para se tornar um residente terá que passar pela análise da Assistente Social. Para o bom funcionamento e bem estar dele, ele conta com muitos profissionais como: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e outros, também conta com pessoas voluntárias da comunidade. Quanto a estrutura física ele ocupa todo uma  quadra, com setores divididos o masculino e o feminino, tem a capela, o refeitório, salas de lazer, lavanderia, dormitórios e outros. Os moradores seguem uma rotina diário de horários para as refeições, banhos, e também tem o lazer com músicas bailes, jogos, passeios. Participam de atividades religiosas como o terço e as missas. E, finalizando nossa entrevista por curiosidade dos alunos quiseram saber se algum morador já havia falecido ali, e a resposta foi que sim. Depois dessa parte fomos conhecer o asilo na sua estrutura, na qual tiveram a oportunidade de presenciar a enfermeira alimentando um paciente que fazia uso da sonda. Terminando as observações e questionamentos, realizaram a apresentação no refeitório para os idosos e fazendo parte desta atividade para finalizar o encontro entrevistaram os moradores entregando seus cartões e trocando afetos.
            Este dia com certeza foi muito especial para os alunos, pois  a experiência de estar, conhecer e ter contato com muitas pessoas idosas,  aumentará a aprendizagem dos valores do respeito, do amor, da família,  da fraternidade, da paciência entre outros de suas Inteligência Emocional. Tiveram como exemplo a observação da alegria, do amor e do carinho no momento que eles receberam os cartões e puderam conversar um pouco sobre suas histórias para com os alunos. Ficará também a reflexão da mensagem da Coordenadora , que nos pediu para ´´Olhar mais e com bons olhos para nossos idosos, pois o futuro do país não está somente nas crianças mais sim também neles.``
            Que Deus abençoe à todos que conseguem olhar, ajudar e realizar alguma ação em prol do outro. Obrigado desde já pelo trabalho do motorista Caçula que podemos considera-lo um exemplo de pessoa solidária, pois disponibiliza do seu tempo para nos conduzir até os lugares necessários.