Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Crise faz prefeito diminuir gastos


Medidas drásticas foram anunciadas pelo prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling, na tentativa de driblar os efeitos da crise econômica mundial. Com queda nos últimos três meses de R$ 410 mil na arrecadação, o Executivo criou um pacote visando à economia de gastos na prefeitura. Dentre as iniciativas de maior impacto, estão o cancelamento da 20ª Festa do Colono, o fim do time de futsal masculino Siderópolis/Unesc, o fechamento temporário da Secretaria de Obras, a demissão de 20 a 30 cargos comissionados, a redução de salários dos CCs e o Plano de Demissão Incentivada (PDI). Guinga chegou a cogitar a possibilidade de fechar o posto de Saúde 24 horas e terminar com a gratuidade do transporte escolar, mas recuou da ideia.
De acordo com o prefeito, quase todos os municípios do Brasil estão passando pela mesma situação. Segundo Guinga, o pacote de medidas para enxugamento do Executivo foi ocasionado pela queda no repasse do ICMS. "Queda em Siderópolis está entre 10% e 15%. É muita coisa. E não nos refresca o governo federal anunciar a recomposição do FPM que para nós é uma menor parte. Então precisávamos fazer alguma coisa até mesmo para ficarmos de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal", destacou o progressista. A folha do município representa hoje 55% da receita, e a Lei autoriza no máximo 52%, por isso as adequações. Hoje, Siderópolis conta com 442 servidores.
Guinga anunciou a demissão de 25 a 30 cargos comissionados e os que permanecerem na administração terão mudança no nível de CCs. A estimativa é que 40% dos comissionados sejam demitidos e que, por meio do Plano de Demissão Incentivada, mais 20 funcionários possam deixar a prefeitura. A intenção com as medidas é chegar à redução de 11% da folha de pagamento. "Listamos os critérios e foi a medida que encontramos para este momento, mas esperamos que em breve estes cidadãos voltem para a prefeitura.
Respingos políticos e
fechamento de secretaria
O prefeito Douglas Warmling afirmou, durante coletiva na tarde de ontem, que as determinações realizadas pela Prefeitura de Siderópolis foram feitas com o consentimento dos partidos aliados à administração. "Temos o aval das siglas. Tivemos conversas com partidos e Conselho Político. Por isso não foi nada sem pensar", informou Guinga.
Em relação à Secretaria de Obras da cidade, o órgão ficará 15 dias somente com funcionamento de emergências e atendimentos internos. A ideia do prefeito é reestruturar os objetivos da pasta e também economizar. "Precisamos reavaliar prioridades. E é isso que vamos fazer neste período. E claro, gastar menos", ressaltou Guinga, que acredita que, em 15 dias de fechamento, a economia chegue a R$ 30 mil.
O vice-prefeito Elvi Donadel lamentou as medidas, mas afirmou que eram necessárias. "São atitudes desagradáveis, mas importantes. A gente lamenta e espera que tudo se normalize o quanto antes", finalizou.
Saiba Mais
Medidas adotadas para diminuir despesas
1. Adotar o regime de caixa
2. Redução de despesas de custeio
3. Criação de grupos de discussão de redução de custos
4. Criação do grupo gestor para autorizar gastos
5. Parcelamento do INSS
6. Festa do Colono cancelada
7. Fechamento provisório da Secretaria de Obras
8. Fim do time de futsal masculino de Siderópolis/Unesc
9. Plano de Demissão Incentivada (PDI)
10. Demissão de cargos comissionados e redução de salários