Vereadores de Siderópolis aprovaram por unanimidade indicação que requer a instalação na Praça da Matriz, no centro do município, de cadeiras de engraxate. Segundo a indicação, com a disponibilização das cadeiras pode ser desenvolvida uma ação onde os jovens e adolescentes que participam de projetos sociais terão oportunidade de trabalhar como engraxates e garantir renda extra para as famílias.
Os vereadores aprovaram a iniciativa, falaram da importância de ofertar trabalho aos jovens e enfatizaram que este trabalho fará parte de um projeto social. “É um projeto usado em contrapartida e dentre uma delas é estar estudando, tendo acompanhamento, conseguindo uma renda adicional para ajudar os pais”, explica o Presidente do Poder Legislativo, Maicon Aléssio (PMDB).
Para o vereador Valdemir Carminatti (PP), porém, este espaço não deverá ser cedido para crianças e adolescentes. “Acho que com 16 anos ainda seria pouca idade, aos 18 anos que este trabalho poderia ser feito”, afirma. O vereador indicante, Leonor Rampinelli (PT), explicou aos vereadores que a indicação não é, em hipótese alguma, uma sugestão para trabalho infantil. “Eu apenas citei como exemplo a oportunidade de beneficiar as pessoas que precisam, para que elas tenham renda maior. Logicamente que para o desenvolvimento deste projeto será feita uma análise, uma inscrição e não necessariamente serão crianças que vão fazer o trabalho”, completa.
A vereadora Jucélia Scaini (PMDB) parabenizou a iniciativa e afirmou que um jovem de 16 anos já poderá trabalhar no projeto. “Devemos lutar e esperar que o prefeito propicie a estes jovens de 14, 16, de 20 anos, que comecem a fazer um trabalho digno”, ressalta. Para o Presidente do Legislativo, Maicon Aléssio, é muito bom ver um jovem aprendendo o valor do trabalho. “Trabalho não mata ninguém. É mais vantajoso ser engraxate do que estar em porta de bar”, conclui.
Vanessa Nórdio
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Siderópolis