Ismael Ghisleri começou a produzir miniaturas de caminhões há três meses.
Para o motoboy, que hoje reside em Siderópolis, o que começou como um hobby virou uma fonte de renda. Hoje ele já tem oito encomendas. Foi na internet que tirou os primeiros modelos. “Eu sempre gostei de fazer trabalhos com madeira, quando era mais novo fazia carrinhos”, conta.
Os clientes, segundo Ghisleri, são na maioria caminhoneiros e pais que compram para dar para os filhos. As peças custam de R$250 a R$ 550. Isso varia, de acordo com o artesão, das peças que são usadas e dos tamanhos.
Exceto a tinta utilizada na pintura, os materiais utilizados são todos reciclados. São retalhos de madeira, sucata de alumínio, os faróis são recortes de sinaleiras de automóveis. Na confecção da peça, o motoboy presta atenção em todos os detalhes de um caminhão original. São feitos eixo, suspensão e alguns acendem até os faróis.
A produção de um caminhão, segundo Ghisleri, leva em média uma semana. “É um trabalho que exige bastante paciência. Eu faço de dois a três caminhões por mês”, afirma. Como trabalha durante o dia como motoboy, a noite faz suas peças.
Fonte:Camila Marini /Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)