´´Visita a cada irmão oh meu Senhor , dai lhe paz interior e razões para te louvar...``(parte de uma música) ´´ E hoje, é um dia muito especial por que estamos felizes em poder transmitir a você um pouco de nossa alegria! Carisma! E as palavras de São Luíz Orione!`` (palavras ditas pelos alunos). Esta duas expressões descritas fizeram parte da reflexão, atuação de mais um momento solidário do Projeto Solidariedade que o Colégio Dom Orione realiza; ou seja, durante todo o ano letivo os alunos de quase todas as turmas do colégio visitam idosos ou doentes.
Com muito carinho, dedicação e respeito para com quem vamos visitar, os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II criaram uma bonita homenagem para a avó de uma das alunas da turma, Renata F. de Mattia, nesta atividade os alunos formaram frases, elaboraram mensagens, paródias, orações entre outras, tudo para prestigia – la. A ansiedade de chegar o dia tomou conta da turma, e então logo, dia vinte de novembro no período matutino realizamos esta ação solidária.
O dia estava muito especial, pois o sol iluminava o céu, a espiritualidade estava presente na áurea dos alunos e a alegria transparecia no semblante de dona Amabile e sua família a nos esperar. Fomos muitíssimos bem recebidos, além de dona Amabile deixar sua casa de portas abertas para escolhermos onde queríamos fazer nossas homenagens, contamos também com a simpatia, dedicação, carisma de sua filha Dileta, sua nora Adriane e seu filhinho que nos acompanharam em todo o encontro. Cantamos, rezamos, entregamos nossas lembranças e por fim chegou o momento que é o mais importante de nossa visita, ouvimos as histórias que dona Amabile tinha para nos contar. Falar dela é descrever uma mulher muito animada, carinhosa, comunicativa, de uma iluminada beleza interior e uma conservada aparência exterior, batalhadora, alegre entre outros valores. Conta com 70 anos, moradora da comunidade de Santa Luzia, natural de São Martinho Baixo, construiu sua família com muita união, amor, concebendo 4 filhos (1 homem e 3 mulheres), 6 netos e ainda nenhum bisneto. Sendo que, há 19 anos é viúva, mas mesmo perdendo seu esposo nos relata com muita alegria que sempre teve a presença e companhia de sua família. Se considera uma pessoa muito feliz , pois um dos motivos é o de estar de bem com sua saúde, estar lúcida, não precisar tomar remédios e poder realizar suas necessidade e tarefas sozinha. Dentre os relatos, quatro deles foram o que mais chamou a atenção dos alunos: o primeiro que seu pai não era um homem bravo, mais ensinou todos seus filhos a trabalhar bastante. O outro foi sua disposição para realizar as atividades doméstica além de adorar fazer crochê. Os dois últimos se relacionavam com seus estudos, que, de ante mão, disse aos alunos que ninguém seguisse seu exemplo: pois não gostava de ir para a escola, então se escondia nas árvores até que desse o horário de saída da turma para voltar para casa. E, sendo assim havia apenas dois motivos que gostava de entrar para a sala, um deles quando tinha festinha para comer comida diferente e o outro quando tinha brincadeiras a corrida no saco e a corrida do ovo.
Encerrando nossa visita dona Amabile deixou dois pedidos para nós, que os alunos nunca deixasse de estudar e que no próximo ano gostaria que fossemos visita –la novamente. E fez questão de demonstrar sua alegria e gratidão nos oferecendo um delicioso banquete acompanhado de uma lembrança, ou seja, um saquinho cheio de doçuras. Agradecemos a Deus por mais uma visita realizada pela oportunidade de conhecer mais uma idosa de nossa cidade e pela disponibilidade que o motorista Caçula dedica um parte de seu tempo para nos conduzir até estas residências e poder concretizar nossa Ações Solidárias.