Distrito industrial é um espaço urbano, de tamanho semelhante ao de um ou mais bairros, que possui incentivos fiscais, para instalação de empresas e geração de empregos.
A começar, como foi o caso de Siderópolis, terrenos doados para instalação de empresas, com o proposito de geração de empregos, mas o que se constata hoje foge do objetivo inicial, onde se vê empresas que realmente cumprem seu papel na geração de empregos.
Poderíamos citar varias empresas que se encaixam no objetivo citado acima. Porem muitos dos lotes doados em administrações anteriores, alem de estarem com o mato tomando conto, num completo abandono, ou quem sabe a espera de um comprador, a exemplo de muitos que ganharam o lote e acabaram vendendo, se beneficiando de uma doação, sendo beneficiado financeiramente com a venda dos mesmos.
Na verdade tem que se tomar uma atitude diante desta situação vivida por muitos que querem se estabelecer, instar sua empresa, gerar empregos, mas esbaram na dificuldade de conseguir o dito lote.
Rever as regras em que estas doações foram feitas e beneficiar quem quer contribuir com a sociedade e não deixar que oportunistas, que através de apadrinhamentos políticos se beneficiem.
Texto e fotos: Edson Luiz Sandrini