Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Recreio do trabalhador - Fim de uma história

O “Recreio dos Trabalhadores” foi fundado como clube recreativo no dia 04 de Dezembro de 1952 no bairro Rio Fiorita, e sua construção física é posterior, consolidando-se no ano de 1954 como consta à Ata de Fundação do clube.
Essa associação era um pedido dos funcionários da CSN (Companhia Siderurgica Nacional), e também um ensejo da administração da mesma, sendo que se direcionava a objetivos esportivos, sociais e culturais, bem como oferecer tudo aquilo que é indispensável neste setor da vida, especialmente na cidade de Siderópolis.
A diretoria desse espaço de lazer era composta por empregados da CSN, que recebiam verba de manutenção da Cia. Então, o Recreio dos Trabalhadores constituiu-se como um patrimônio material de comunidade que se formou a partir da instalação da CSN na década de 1940, e que foi parte da vivência de gerações de homens, mulheres e crianças que utilizavam suas dependências nos mais variados momentos do seu cotidiano.
No clube aconteciam as reuniões dos funcionários da Cia, festas de 1º de Maio com os trabalhadores e suas famílias, festas de Natal onde a Cia presenteava os filhos dos empregados, festas de casamentos e aniversários, bailes para os casais e seus filhos de maior idade, bailes de debutantes para as moças que completavam 15 anos… Funcionava um matinê aos Sábados e Domingos para os filhos dos funcionários, sala de jogos e uma cancha de bocha para os associados se divertirem após o expediente de trabalho.
Com o fechamento das atividades da CSN o Recreio dos Trabalhadores ficou aos cuidados de uma diretoria formada pelo Município sendo que a maioria dos associados resignaram seus títulos deixando o prédio sem condições de manutenção, logo a CSN doou o Prédio para a Prefeitura. Muito se falou na revitalização ,mas apenas em época de eleições  somente promessas, sem ação
Neste contexto, o Recreio dos Trabalhadores constituiu-se de um patrimônio que servia como evocador da memória para as pessoas que frequentavam, sendo que as lembranças daqueles que moraram ou ainda moram na comunidade de Rio Fiorita estão enraizadas neste que foi o espaço de sociabilidade, de troca de experiências
E hoje se encontra neste estado de ...