O Vice-Governador de Santa Catarina, Dr. Eduardo Pinho Moreira, e o Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Gladimir Murer, receberam os documentos e realizaram uma conferência referente ao assunto. O Comandante do 4° Batalhão (Criciúma), Tenente Coronel BM Lázaro Santin, e outros oficiais Bombeiros Militares também acompanharam a reunião.
Para o Coronel Murer, a maior dificuldade na viabilização do projeto são os recursos humanos: “Temos um pleito junto ao Governo do Estado para aprovação da inclusão de 250 bombeiros por ano, o que supriria os cem que vão para a reserva anualmente e prospectaria o crescimento e as melhorias no atendimento, possibilitando a inauguração de novos quartéis”, explicou.
O Vice-Governador assinalou positivamente no sentido de levar ao conhecimento do Governador as demandas apresentadas. “Vamos adicionar esse demanda no pleito regional. A construção de uma usina térmica de carvão terá um investimento de mais de 2 bilhões de reais, e o crescimento da região é claro. Precisamos prover a população com a estrutura necessária”, complementando que, em sua visão, a inclusão de um maior número de bombeiros é uma necessidade.
O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão destacou que os três prefeitos estão trabalhando nesta tarefa de fazer com que os três municípios tenham força política. “Nós não estamos só pleiteando, fizemos tudo o que a burocracia pede para viabilizar a unidade do Corpo de Bombeiros. Há dois meses, os projetos estão sendo encaminhados para aprovação e as Câmaras de Vereadores fizeram os seus tramites legais. Hoje, oficializamos o pedido e queremos sensibilizar o comando da corporação para conquistar a nossa unidade que trará ainda mais qualidade no atendimento aos cidadãos dos municipios”.
Ele acrescentou que anexo a corporação deverá funcionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil de Siderópolis. Ainda no projeto, foi apresentado três possibilidades para a instalação do quartel do Corpo de Bombeiros.