Um operador de máquina mineradora contínua, que trabalhava há cerca de três anos na Mina Fontanella, da Carbonífera Metropolitana, em Treviso, morreu na manhã desta quinta-feira. De acordo com informações preliminares repassadas pela empresa nesta manhã, o mineiro foi atingido pela máquina, mas não houve esmagamento como informado inicialmente. O acidente aconteceu no subsolo da mina. O Instituto Médico legal (IML) apura as causas da morte. De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Antônio Cézar Stairk, o trabalhador tinha 34 anos, é casado e tem dois filhos. Em 1º de julho deste ano, outro acidente com morte ocorreu na mesma unidade mineradora.
A diretoria do sindicato se dirige nesta manhã à mina para apurar as condições do acidente. A identidade do trabalhador ainda é preservada. “Acompanhamos durante a noite o ocorrido. Ele recebeu socorro dos socorristas da mina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado ao local e o mineiro foi levado de ambulância ao Hospital São João Batista, de Criciúma, mas chegou lá sem vida”, informou Stairk.
Em nota enviada nesta manhã, a carbonífera informa que à tarde a empresa realizará a reunião com a Comissão Interna de Segurança do Trabalho, representantes dos trabalhadores, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e Ministério Público do Trabalho (MPT)para analisar as causas do acidente. leia na íntegra a nota oficial enviada à imprensa:
Nota de falecimento
A Carbonífera Metropolitana comunica, com pesar, o acidente seguido de morte que vitimou o funcionárioJarbas Cristopher Lenhani, 34 anos, por volta das 7h30min da manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, na mina Fontanella, em Treviso. Jarbas Cristopher Lenhani, residia em Treviso, era operador de minerador contínuo e atuava na empresa desde 12 de julho de 2010. As equipes de segurança e da Comissão Interna de Segurança do Trabalho se deslocaram ao local do acidente onde estão verificando as circunstâncias do acidente, ocorrido durante sua atividade.
Após o acidente as equipes de socorro realizaram os primeiros atendimentos e em seguida foi feito o deslocamento para o hospital em Criciúma.
A empresa, através das suas equipes de psicologia e assistência social, está em contato com os familiares de Jarbas Cristopher Lenhani, para que seja prestada toda a assistência necessária neste momento. A Carbonífera Metropolitana, através da sua diretoria, lamenta o acidente e está realizando todos os procedimentos para verificação das causas.
À tarde a empresa realizará a reunião com a Comissão Interna de Segurança do Trabalho, representantes dos trabalhadores, Departamento Nacional de Produção Mineral e Ministério Público do Trabalho para analisar as causas do acidente.
Novo Texto Comunicação / Assessoria de imprensa da Carbonífera Metropolitana